Notícias

Voltar

Performance Verbo vira livro na Galeria Vermelho

No dia 8 de março a Galeria Vermelho fará o lançamento do livro “VERBO: Mostra de Performance Arte”, a partir das 20h. O lançamento será acompanhado por uma conversa com o diretor artístico da VERBO, Marcos Gallon.

Livro Verbo. Foto: Divulgação

A mostra de performance arte VERBO foi criada pela galeria em 2005. Foi nesse mesmo ano que Marina Abramovic organizou "Seven Easy Pieces", no Guggenheim de Nova York, na qual a artista reencenou obras de Bruce Nauman, Vito Acconci, Valie Export, Joseph Beuys e dela mesma. No mesmo ano, outros eventos sugiram com a mesma temática, como a PERFORMA, mostra bienal dirigida pela estudiosa da arte da ação RoseLee Goldberg, em 2005, em Nova York. 

Esses são apenas dois exemplos entre tantos outros de festivais, cursos e eventos ligados ao corpo surgidos no início do século 21. Em comum, todos buscaram renovar o campo da arte tratando de questões essenciais, e, por isso, o corpo reverberava como o melhor instrumento. Após onze edições, a VERBO já apresentou mais de 300 ações de mais de 500 artistas que tiveram na mostra um espaço aberto, onde o público sempre teve acesso gratuito. 

Camila Caneque - An invitation to violence - 2015 - Foto: Edouard Fraipont

O livro “VERBO: Mostra de Performance Arte” apresenta uma cronologia das 11 edições da mostra, e conta com textos do diretor artístico da VERBO,  Marcos Gallon, dos curadores Agnès Violeau (França), Liliana Coutinho (Portugal), e Fernando Oliva (Brasil), da arquiteta e urbanista Marta Bogéa (Brasil), da jornalista Teté Martinho (Brasil), da artista Carla Zaccagnini (Brasil-Argentina), e da dupla de artistas LOS TORREZNOS (Espanha). Após o lançamento, o arquivo digital do livro será disponibilizado gratuitamente.

Enrique jezik - Circulos Concentricos - 2014 - Foto: Rafael Ca§as

Serviço:

VERBO – Mostra de Performance Arte
Lançamento do livro e conversa aberta ao público
08 de março, 20 – 23H
Galeria Vermelho