Notícias

Voltar

Oficinas gratuitas para crianças são realizadas pelo MASP durante as férias de janeiro

Oficinas de desenho gratuitas para crianças entre 6 e 13 anos de idade farão uma reflexão artística sobre os cinco sentido humanos. 

Fachada do museu na Av. Paulista. Foto: InfoArtSP

A partir deste sábado (6), o MASP retoma as oficinas de desenho para crianças. Em 10 encontros distribuídos ao longo de cinco semanas (até 6 de fevereiro, terça-feira), cinco propostas de oficinas estabelecerão relações entre linguagens artísticas que envolvem o desenho e os cinco sentidos humanos. As oficinas ocorrem sempre às terças-feiras e sábados, entre 10h30 e 12h30, com inscrições gratuitas. A coordenação e proposição dos encontros é de Leonardo Matsuhei e Pedro Andrada, do núcleo de mediação e programas públicos do MASP.

As oficinas, voltadas para crianças entre 6 e 13 anos, começam sempre com uma conversa e introdução ao sentido que será trabalhado (audição, olfato, visão, paladar e tato) e também com algum exercício corporal de sensibilização, ainda sem desenvolver atividades de desenho. Um exercício de aquecimento dá continuidade à atividade, agora já utilizando o suporte do desenho. Dessa maneira, o corpo torna-se suporte e ponto de partida para a criação poética e possíveis reinterpretações sensoriais podem acontecer.

A partir dessa abordagem do sentido, as crianças analisarão algumas obras do acervo e também os próprios espaços do museu. Por fim, de três a quatro propostas serão apresentadas buscando cruzar o sentido trabalhado em cada oficina aos recursos da linguagem do desenho, pensado neste contexto de forma ampla e diversa, procurando ir além dos usuais papel e lápis.

As oficinas pretendem estimular e dar continuidade à presença de desenhos feitos por crianças no museu. Essa presença se deu a partir dos seus primeiros anos de funcionamento, pelo Club Infantil de Arte, e foi retomado durante a programação de 2016, que discutiu de maneira extensiva o papel e as representações da criança na história da arte, mais especificamente no contexto da exposição "Histórias da infância" (encerrada em julho de 2016). Longe de um interesse pontual pela educação e a criança, o museu espera criar programas e diálogos permanentes, atravessando diferentes exposições e contextos.

Serviço
Oficinas de Férias no MASP: Desenho, corpo e sensibilização (Audição, Olfato, Visão, Paladar e Tato).
Datas e horários: De 6 de janeiro a 6 de fevereiro de 2018, sábados (crianças de 6 a 9) e terças-feiras (crianças de 10 a 13), entre 10h30 e 12h30. (Oficinas Audiação: 6 e 9 de janeiro | Oficinas Olfato: 13 e 16 de janeiro | Oficinas Visão: 20 e 23 de janeiro | Oficinas Paladar: 27 e 30 de janeiro | Oficinas Tato: 3 e 6 de fevereiro).
Idade: Crianças de 6 a 9 anos (aos sábados); e crianças de 10 a  13 anos (às terças-feiras).
Investimento: Gratuito.
Local: MASP | Avenida Paulista, 1578 - São Paulo.
Mais informações aqui.