Notícias

Voltar

Mosteiro de São Bento é palco da 6ª edição da Modernos Eternos

O Mosteiro de São Bento, no Centro Histórico de São Paulo, recebe ambientações, instalações, ocupações e exposições, além de uma programação completa de palestras e talks sobre décor, design e arte. 

Nomes consagrados, jovens talentos e grandes marcas participam da maior mostra e venda Modernos Eternos SP, realizada no Mosteiro de São Bento. Foto: Rodrigolopes / Creative Commons.

A versão 2019 da mostra e venda Modernos Eternos (ME), que em sua 6ª edição em São Paulo ocupa 1.135m², será inaugurada no próximo dia 10 de agosto, no histórico prédio de 1912 do Mosteiro de São Bento, e pela primeira vez no Centro, proposta pioneira do setor na capital paulista, em um monumento vivo, com sua Basílica, Colégio e Faculdade de São Bento.

A mostra deste ano cresce e abre para convidados em 9/8, e tem 16 dias consecutivos de duração para o público, encerrando-se no dia 25 de agosto de 2019. Sergio Zobaran, sócio da marca ME, que tem outra mostra anual em Belo Horizonte desde 2016, como a recente 4ª edição, realizada entre junho e julho deste ano, é o responsável por compor o estilo mix and match característico do evento, que mistura o antigo e o novo, proporcionando ao visitante a possibilidade da compra de todos os produtos expostos desde sua abertura. Também curador do evento, ele elegeu 20 profissionais que formam o elenco atual, como os consagrados Ana Maria Vieira Santos, Suzana Schermann, Detinha Nascimento e João Mansur, e outros talentos mais jovens como Wesley Lemos, Maximiliano Crovato e AMMA Projetos (dos irmãos Beatriz e Caio Andreazza Morbin). O arquiteto Guilherme Torres assina a configuração do antigo Auditório, onde estarão os nove ‘espaços instagramáveis’ da Modernos Eternos: “É um novo tipo de participação, que privilegia as Instalações, e merece ser percorrido com interatividade, assim como as Ocupações e as Exposições”, convida Zobaran.

Algumas curiosidades merecem destaque: parte da imensa área de Clausura do Mosteiro, raramente aberta ao público, integra o espaço da mostra. Assim, o Quarto do Papa e a Sala de Música, por exemplo, ganham novas decorações (assinadas por Wesley Lemos e Maximiliano Crovato, respectivamente) e poderão ser visitados ao longo da Modernos Eternos 2019. Já o Café, ao lado do Refeitório onde é servido o famoso brunch no primeiro domingo do mês no Mosteiro, ganha ares de Riviera Francesa pelas mãos de Suzana Schermann.

Diversas salas do Mosteiro estarão abertas à visitação do público. Foto: Rômulo Fialdini.

Além das diversas configurações de décor, design e arte divididos em Zonas como a do Colecionismo e a dos Estilos, em concepção museológica, faz parte da Modernos Eternos uma série de eventos que prometem agitar o Centro da cidade, sempre com muito conteúdo. Serão talks sobre Decoração, Restauro, Reciclagem, Antiquariato e a história da arquitetura, especialmente a voltada para a Ordem Beneditina ao longo dos séculos, além de visitas guiadas pelo prédio de 32.500m² em 8.500m² de terreno, onde a ordem religiosa se instalou em 1598. A programação completa pode ser conferida pelo perfil da mostra e venda no Instagram (@modernoseternossp). “Nossa ideia é trazer diversidade com criatividade, unido os aspectos sociais em todos os sentidos, do trabalho solidário às festas”, detalha Zobaran. Como complemento popular, a estação São Bento do Metrô abriga uma exposição de arte com o tema “Ora et Labora”, frase do santo que está escrita na porta de todos os mosteiros beneditinos, com curadoria de Fernando Mota.

Sobre a Modernos Eternos
A mostra e venda Modernos Eternos nasceu em 2014 com o propósito de reunir móveis, objetos e obras de arte antigos e contemporâneos em uma exposição de espaços assinados por arquitetos e designers, onde tudo está à venda. Sob a direção de Josette Davis e Sergio Zobaran, os novos sócios a partir deste ano, a Modernos Eternos acontece em duas cidades: Belo Horizonte (junho) e São Paulo (agosto) com, no máximo, 30 ambientes assinados a cada edição.

Sergio Zobaran sócio da ME. Foto: Rômulo Fialdini.

Serviço
Mostra Modernos Eternos SP 2019
Datas e horários: de 10 a 25 de agosto de 2019. De segunda a sexta, das 14h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 19h.
Local: Mosteiro de São Bento | Largo de São Bento, 48 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo.
Valor: de R$ 20 / R$ 40.
Estacionamento no local para 120 carros / acesso na porta para táxis e carros por aplicativo, e ideal pelo Metrô – Estação São Bento.

Receba o e-book do projeto de Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Receba o e-book do projeto de Conservação de Esculturas em Espaços Públicos