Notícias

Voltar

Lago do Ibirapuera recebe intervenção de Guto Lacaz

Navegará nas águas plácidas do lago do Parque Ibirapuera no dia 25 de janeiro de 2015, aniversário da cidade, das 8 às 17h, "18", barco com dezoito remos para apenas um remador. Intervenção urbana de Guto Lacaz na forma de escultura cinética flutuante. Nunca jamais se viu tal semelhante coisa sobre as águas! A cada meia hora um convidado diferente fará a trajetória ida e volta tantas vezes até completar o tempo determinado.

Composto de dois cilindros flutuadores construídos em chapa galvanizada com 30cm de diâmetro x 6m de comprimento, afastados entre si de 80 cm por deck de madeira. Apoiados em cada lado dos flutuadores estão um conjunto de 9 remos de alumínio medindo 3m cada.

Os remos centrais de cada conjunto serão operados por um atleta sentado sobre o deck que ao movê-los, moverá todo o conjunto de 18 remos pois estes estão interligados por duas vigas também em tubo de secção circular medindo 6m.

18 é portanto um barco a remo, mas com 18 remos e operado por apenas um remador. Remete às galés da antiguidade ou a canoas de competição olímpicas. Será o objeto flutuante mais estranho e intrigante já visto em deslocamento sobre as águas. Produzirá magnífico efeito ótico que encantará os observadores, frequentadores do Parque.

18 é uma homengem à lancha nº 18 de Santos Dumont e ao catamaran Rowling Needles de Buckminster Fuller.