Notícias

Voltar

Itaú Cultural e 32ª Bienal de São Paulo estão com inscrições abertas para a série de workshops Entreolhares

Como parceria entre as duas instituições, artistas selecionados para a exposição internacional promovem oficinas e discussões a partir de reflexões de seus processos criativos. São 30 vagas para o primeiro dos dois cursos de formação em artes visuais, direcionado a profissionais, estudantes e interessados de um modo geral.

Até 9 de agosto, o Itaú Cultural e a Bienal de São Paulo recebem inscrições para o primeiro das duas séries de workshops Entreolhares que realizarão em conjunto. A estreia da parceria, que contará com selecionados na 32ª edição da Bienal de São Paulo, será de 16 a 18 de agosto, com a "Oficina do Objeto Inusitado" ministrada pela artista Ana Mazzei. São disponibilizadas 30 vagas para todos os interessados em artes e design, por meio de inscrições pelo site.

Entreolhares é uma série de workshops de formação em artes visuais que o Itaú Cultural realiza desde 2014, com a apresentação de artistas convidados. Com a proximidade da 32ª Bienal de São Paulo, o instituto se une à organização do evento para promover ao público o acesso a reflexões sobre o campo das artes visuais. Para isso, abre uma série de encontros de formação em que artistas vão discutir a produção artística contemporânea.

O primeiro workshop Entreolhares em parceria recebe Ana Mazzei para a "Oficina do Objeto Inusitado". Por três dias, ela ensina a composição de sua própria obra, que são objetos escultóricos excepcionais, e cria junto dos participantes artefatos autorais, considerando todas as suas etapas, desde o desenho inicial ou esboço até a construção em si.

O ponto de partida são materiais cotidianos. Através de exercícios práticos, Ana conduz discussões em grupos, o reconhecimento e análise da obra de outros artistas durante as aulas e, por fim, sugere uma exposição dos resultados a partir de curadoria coletiva. Haverá interpretação em Libras em todas as aulas.

O workshop será de 16 a 18 de agosto, na Sala Multiuso do Itaú Cultural, sempre das 18h30 às 22h. Os participantes devem levar lápis de desenho ou caneta, caderno de desenho (de qualquer tamanho), tesoura e régua de 30 cm.

Os interessados não precisam ter formação específica, apenas descrever a sua intenção de participar do workshop no ato da inscrição. No dia 11 de agosto, o instituto divulgará a lista dos 30 selecionados para o "Entreolhares – Oficina do Objeto Inusitado", no mesmo site. A avaliação será feita pela organização do workshop. 

Segundo Entreolhares com Bienal de São Paulo
A segunda e última série de Entreolhares entre o Itaú Cultural e a Bienal de São Paulo será de 14 a 16 de setembro, com a artista Lais Myrrha. Ela discutirá aspectos e possíveis relações ou injunções entre arte e arquitetura. As inscrições serão de 23 de agosto a 4 de setembro, igualmente pelo site da instituição.

Sobre Ana Mazzei
Nascida em São Paulo, Ana Mazzei é bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e mestre em Poéticas Visuais pela UNICAMP. Em 2013, foi selecionada como artista residente na Cité Internationale des Arts – Paris, com bolsa fornecida pela FAAP. Entre 2011 e 2012, participou ainda do Programa de Estudos Independentes da Escola São Paulo (PIESP) dirigido por Adriano Pedrosa. Ana é membro e fundadora do Teatro Facada. No histórico de exibição de suas obras, há diversas exposições individuais e coletivas, como a seleção mais recente à 32ª Bienal de São Paulo, na Fundacion Saludarte, Miami (EUA); Quadro, Enquadro, Requadro, no Instituto Tomie Othake (SP); Encruzilhada, no Parque Lage (RJ); Couvert de son manteau, no La Maudite, Paris; O Monolito e a Sentinela, galeria Pivô (SP).

Obra de Ana Mazzei, Ghost Bricks, 2015 (Reprodução/Galeria Jaqueline Martins)

serviço
Workshop "Entreolhares – Oficina do Objeto Inusitado", com Ana Mazzei.
Datas e horários: De 16 a 19 de agosto (terça-feira a sexta-feira), das 18h30 às 22h.
Inscrições: Até 9 de agosto pelo site www.itaucultural.org.br (30 vagas).
Resultado: em 11 de agosto, no mesmo site.
Público: profissionais e estudantes de todas as áreas, interessados em artes visuais e design.
Local: Espaço Multiuso do Itaú Cultural | Av. Paulista, 149 - Cerqueira César (Estação Brigadeiro do Metrô)
Material necessário para os dias da oficina: Lápis de desenho ou caneta, caderno de desenho (de qualquer tamanho), tesoura de adulto e régua de 30 cm.

Receba o e-book do projeto de Conservação de Esculturas em Espaços Públicos