Notícias

Voltar

Fachada do Sesc Avenida Paulista recebe escultura concebida sob mapa astral da unidade

Inauguração da obra de Artur Lescher acompanha programação de cursos, oficinas e bate-papos sobre a relação entre cosmogênese, arte e filosofia. 


Anchor the Sky – foto: Gean Carlo Seno

No dia 13 de fevereiro, quarta, o Sesc Avenida Paulista inaugura a obra Anchor the Sky, escultura de 21 metros em formato acicular, concebida pelo artista brasileiro Artur Lescher. A estrutura, instalada na fachada do prédio, foi idealizada a partir do mapa astral desenhado pela astróloga Lydia Vainer, no momento da reinauguração da Unidade, em abril do ano passado. Para a apresentação da obra, Lescher e Vainer se juntam à curadora Catarina Duncan no bate-papo "A Arte e o Cosmos", que ocorre às 19h, em que conversam sobre a influência da cosmogonia no campo artístico. A programação "Eu e o Cosmos" se estende até março e inclui ainda performances, cursos, instalação e oficinas. Confira a programação completa no site do Sesc.

A Escultura
A obra de 21 metros, desenhada pelo artista brasileiro Artur Lescher a partir do mapa astral da Unidade feito pela astróloga Lydia Vainer, é revestida por chapas de aço galvanizado e o seu acabamento feito com massa epóxi. Batizada de Anchor The Sky, a escultura foi concebida como "uma ponte entre o céu e a terra, um ato ancestral de ser guiado por meio das estrelas e ao mesmo tempo um contraponto de fincar uma estaca na terra", conforme define a equipe de criação. Para instalação, foi feito o detalhamento da obra em conjunto com o engenheiro Yopanan Rebelo, sendo definida a estrutura interna, base de recepção da peça, estimativa de peso e verificação da estrutura do prédio para suportar a obra, considerando a velocidade do vento na região da Avenida Paulista.

Estrelas Do Sesc Avenida Paulista
As estrelas presentes no ponto culminante do renascimento do Sesc Avenida Paulista são duas estrelas fixas no signo de touro: Hamal (a ovelha), situada a 7 graus de touro, estrela esta que impulsiona a Unidade a seguir seu próprio caminho, tendo ideias independentes, e uma força vigorosa.

Uma outra estrela no mesmo grau também no ponto culminante do mapa de inauguração é Shedir, também situada a 7 graus de touro, na constelação de Cassiopeia (a rainha) fortalecendo o poder feminino, a gentileza, a diplomacia, e com grande capacidade de interferir positivamente no ambiente cultural da cidade de São Paulo.

Análise do Mapa Astral por Lydia Vainer
O Sesc Avenida Paulista renasce em uma poderosa lua cheia, e é nesse plenilúnio que se comemora, no Oriente, o nascimento, iluminação e morte de Buda. Segundo os orientais, é quando há um feixe intenso de luz favorecendo a consciência, a clareza mental e espiritual.

No mapa da inauguração da Unidade, o sol se encontra no fecundo e estável signo de Touro, no ponto mais alto do mapa, acima das nossas cabeças, exercendo o máximo poder de iluminação e possibilitando ao Sesc exercer o seu potencial ao extremo, brilhando por meio da sua criatividade, imprimindo em tudo o que faz a marca da sua singularidade.

A lua no signo de Escorpião no fundo do céu (oposto ao sol - o que caracteriza a lua cheia) propicia um clima acolhedor, familiar e intimista, valorizando profundamente a criança e estimulando o seu desenvolvimento criativo, emocional e educacional.

Tudo isso é reforçado pelo ascendente Câncer que, como uma boa mãe, recebe de braços e coração abertos, o humano em todas as suas diversidades.

Sesc Avenida Paulista fica localizado na altura 119 da avenida.