Notícias

Voltar

Exposição, visita guiada e lançamento na Caixa Cultural

No dia 23 de janeiro às 11h, acontece na CAIXA Cultural São Paulo um duplo lançamento de catálogos. A exposição Empresa Colonial, curada por Tomás Toledo, e a instalação-performance Museu Encantador, das artistas Rita Natálio e Joana Levi, promovem o lançamento de publicação com fotos e textos sobre o processo de idealização de cada mostra. As exposições têm como tema comum a relação Brasil-Portugal e discutem aspectos históricos e culturais entre os dois países. Quem visitar as exposições, no sábado (23), pode levar gratuitamente um exemplar de cada edição e ainda participar de visita-guiada com as artistas e o curador.

"Museu Encantador" é um projeto de performance e artes visuais sobre encantamento e memória entre Brasil e Portugal, com o desafio de pensar a construção de um museu como uma performance. Dentro da instalação há objetos doados por colaboradores brasileiros e portugueses, que foram escolhidos a partir da pergunta: “o que você doaria a um museu do encantamento cultural entre Brasil e Portugal?”. A instalação é composta de tubos de PVC –  uma trama de canos onde se penduram e escondem as doações de artistas convidados.


Museu Encantador / Foto: Eduardo Verderame

"Empresa Colonial" é uma coletiva de artistas brasileiros que questionam a formação cultural, social e política do Brasil apontando para os reflexos do período colonial. É uma tentativa de relacionar as implicações e consequências do choque de civilizações com os desdobramentos da história do país. Beto Shwafaty, Bruno Baptistelli, Clara Ianni, Jaime Lauriano, Laís Myrrha e Rafael RG são os artistas convidados a discutir a continuidade das relações de dominação e exploração, tanto da terra quanto do homem, desde o período colonial até a atualidade.


Jaime Lauriano, República (democracia racial), 2015, desenho do mapa do Brasil e trecho do Hino da Independência / Divulgação

As exposições seguem em cartaz na CAIXA Cultural São Paulo até 28 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 9h às 19h, com entrada gratuita.