Notícias

Voltar

Eventos e programações especiais movimentam espaços culturais paulistanos

Três diferentes eventos acontecem simultaneamente neste sábado (5) em espaços culturais da cidade de São Paulo. Com propostas bem distintas entre si, a cidade recebe a 16ª Feira Tijuana de Arte Impressa, o lançamento do catálogo com obras completas de Raisonné Leonilson e uma programação especial no Instituto Tomie Ohtake voltada a discutir os espaços que a mulher ocupa hoje, tanto na cultura quanto em outros âmbitos da sociedade. 

A história da Feira Tijuana começou há oito anos atrás, quando o Tijuana e o CNEAI (França) realizaram juntos em São Paulo a feira Salon Light // Flores e Livros. Na época foi a primeira feira brasileira especializada em livros de artistas, e conseguiu reunir cerca de 16 editoras e artistas que se auto-publicavam. Após essa experiência, em 2010 surge a Feira Tijuana de Arte Impressa que aconteceu na Galeria Vermelho até 2012, antes de se mudar para a Casa do Povo, onde atualmente ocupa três andares. Desde então, 15 edições da Feira Tijuana foram realizadas em importantes cidades da América Latina com o objetivo de reunir artistas, produtores e editoras que publicam livros de artista e gerar um intercâmbio de conhecimento e divulgar essa produção ao público. A 16ª edição acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto, na Casa do Povo e contará com expositores nacionais e internacionais, além de debates, palestras e apresentações.

Feira Tijuana de Arte Impressa 2016 – Casa do Povo

Também no sábado (5) e domingo (6) o Instituto Tomie Ohtake realiza uma programação especial.

No dia 5 de agosto, acontece a abertura da exposição "Expedição ao Deserto", de Geórgia Kyriakakis, com uma visita guiada feita pela artista, assim como uma programação voltada para famílias e públicos com deficiência auditiva e visual no contexto da exposição "Invenções da Mulher Moderna – para além de Anita e Tarsila". No mesmo dia, em dois horários, bebês de até 18 meses e suas famílias são convidados para mais um No Colo, ação que oferece possibilidades de diferentes encontros a partir das exposições em cartaz no Instituto.

Já no dia 6 de agosto, as atividades terão como foco mulheres que vêm se engajando em questões cruciais para a inserção e empoderamento feminino tanto no âmbito artístico e cultural, quanto iniciativas sociais e políticas - além também de visitas guiadas na exposição "Invenções da Mulher Moderna – para além de Anita e Tarsila". No mesmo dia também acontece a oficina de estamparia manual organizada pelo coletivo baiano AFROTONIZAR, que aborda questões como moda, comportamento, empoderamento negro e feminino, sexualidades, empreendedorismo e as novas narrativas que permeiam o afrofuturismo brasileiro. Encerrando a programação do domingo, o bate papo intitulado "Sou dessas" com Nátaly Neri, Preta Rara e Giovana Xavier é uma chamada a mulheres de diferentes contextos a se afirmarem em suas especificidades.

Já a Biblioteca Mário de Andrade recebe no sábado, 5 de agosto, a partir das 10h, o lançamento paulistano do Catálogo Raisonné Leonilson, com toda a obra do artista cearense, que viveu boa parte de sua vida na capital paulista. Composta por 3400 registros, reunidos em três volumes acondicionados em uma caixa, a compilação bilíngue possui 1100 páginas e demandou 2 anos de pesquisa do Projeto Leonilson, instituto responsável pela preservação da memória e da obra do artista, que faleceu em 1993, em São Paulo, acometido pela Aids.

Leonilson, ao final de sua vida, já era considerado um dos maiores artistas contemporâneos do país e hoje seu trabalho faz parte de acervos importantes no Brasil e no exterior, e inclui pinturas, desenhos, bordados e esculturas que abordam temas como solidão, relacionamentos amorosos e sofrimento.

A programação na Mário de Andrade inclui, além do lançamento e venda do catálogo, a exibição do curta-metragem sobre Leonilson “Sob o peso dos meus amores”, dirigido por Carlos Nader e produzido pelo Itaú Cultural, ainda inédito na capital paulista, e a inauguração de uma pequena exposição com itens do arquivo pessoal do artista.

Muitas outras opções culturais para o final de semana você pode conferir na seleção que o InfoArtSP fez das mostras que entram e saem de cartaz durante o final de semana; confira aqui. Opções não vão faltar!