Notícias

Voltar

Blog do Juan Esteves: Briefly Noted de "Folie à Deux" - Felipe Abreu

por Juan Esteves

BRIEFLY NOTED do fotolivro "Folie à Deux", de Felipe Abreu.
O QUE: Segundo fotolivro de Felipe Abreu será lançado em Abril de 2019. Um trabalho em que ele investiga uma série de seis assassinatos e as marcas deixadas por estes crimes em um espaço específico. O livro será realizado através de uma campanha de financiamento coletivo .

MAIS DETALHES: "Folie à Deux" se propõe a criar um labirinto visual de imagens e pistas, convidando o espectador a tirar suas próprias conclusões sobre uma série de seis assassinatos. O ensaio se vale de imagens contemporâneas, imagens de arquivo e pequenos textos para construir esta narrativa criminal, na qual o espectador deve se colocar como investigador diante dos crimes apresentados.

O jogo entre realidade e ficção é constante neste trabalho. Há um incentivo para que o espectador questione cada imagem à sua frente, buscando decidir se o fato apresentado é real ou fictício. Assim, o ensaio tenta explorar os limites fotográficos na construção de uma ficção e lidar com uma série de desafios na construção da narrativa fotográfica.

QUANDO: O livro será realizado através de uma campanha de financiamento coletivo e logo o autor enviará mais informações. Acesse a página do projeto no Catarse para colaborar com a publicação.

O AUTOR: Felipe Abreu é fotógrafo, editor e vive em Campinas, SP. Cursa doutorado em Artes Visuais na Unicamp, onde adquiriu seu mestrato em Arte visuais também, além de ter pós graduação em cinematografia pela Universidade da California em Los Angeles (UCLA) e pela Universidade de São Paulo (USP), Foi editor de fotolivros em EL Observatorio, Barcelona, coordenador do espaço coletivo de publicações no Valongo,Festival da Imagem/ Santos, Membro do board curatorial da Mostra São Paulo de Fotografia e autor do livro APROX. 50.300.000. É editor da revista OLD.

IMAGEM COPYRIGHT © FELIPE ABREU

Sobre Juan Esteves
Nascido em Santos, SP, é fotógrafo e jornalista há 30 anos. Escreveu para o caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo, onde foi fotojornalista e editor de fotografia. Foi colunista da revista Iris Foto e do portal Fotosite, onde também foi editor, além de colaborar com diversas revistas como a SeLecT, Santa Art Magazine e Fotografe Melhor. Suas imagens já foram publicadas pelas editoras Penguin ( Inglaterra), Rizzoli ( Itállia), Autrement ( França) Editorial Crítica ( Espanha), Rive Gauche (China) e Yale University (EUA) entre outras.

Conheça o blog do Juan Esteves e confira as novidades em sua pagina no Facebook.