Notícias

Voltar

ArtRio 2015 acontece entre os dias 9 e 13 de setembro

Os paulistanos tem um grande motivo para ir a Cidade Maravilhosa essa semana: visitar a ArtRio 2015. A feira, que já faz parte do calendário oficial da cidade e acontece entre os dias 09 e 13 de setembro, no Píer Mauá, vai reunir no Rio de Janeiro as mais importantes galerias do país e do mundo. Chegando a sua 5ª edição, a feira tem entre suas metas ser um dos principais eventos mundiais de negócios no segmento da arte.

Além do Brasil, a ArtRio terá este ano representantes de 11 países – Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai. Além da presença dos nomes de forte relevância no mercado, a ArtRio tem foco também em apresentar as galerias emergentes, com artistas jovens, que já estão sendo reconhecidas por curadores como apostas do mercado futuro. 

Realizada pelos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Luiz Calainho e Alexandre Accioly, a ArtRio pode ser considerada uma grande plataforma de arte contemplando, além da feira internacional, ações diferenciadas e diversificadas com foco em difundir o conceito de arte no país, solidificar o mercado, estimular e possibilitar o crescimento de um novo público oferecendo acesso à cultura. Entre os objetivos da plataforma ArtRio também estão aumentar a visitação de museus, exposições e galerias; estimular a criação de novas coleções; e auxiliar no resgate da memória da arte com base na valorização dos artistas, galeristas e curadores brasileiros.  

“A ArtRio é hoje uma grande plataforma com ações em todos os diferentes momentos e segmentos do mercado da arte. Essas ações possibilitam que os patrocinadores e apoiadores da ArtRio estejam presentes em diferentes momentos do segmento, e também sejam influenciadores do crescimento do público de arte no país. Trabalhamos fortemente na formação deste novo público com exposições e intervenções em espaços abertos e com a produção de um portal com todas as informações do segmento de arte. Buscamos também a acessibilidade de todas as camadas da sociedade, promovendo visitas guiadas com ONGs e escolas da rede pública a museus e instituições. Criamos um Prêmio para estimular e dar visibilidade a jovens artistas, que se apresentam na feira junto aos nomes já consagrados do mercado. Conseguimos com a ArtRio ter a arte brasileira numa vitrine global, reconhecida em sua importância e valor”, conta Luiz Calainho.

Pelo quarto ano consecutivo, o Bradesco é o patrocinador máster da ArtRio, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A feira de arte tem também patrocínio da Secretaria de Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, do Rock in Rio e da AON, apoio da Heineken, Sky, Minalba, Nescafé Dolce Gusto e Pirelli, apoio institucional da Klabin, Body Tech, Estácio e Perrier Jouet, e apoio cultural da H. Stern.

Confira a seguir os programas e a programação do evento que contará com mesas de debate e lançamentos durante os quatro dias de feira.

Entenda melhor a ArtRio e seus programas
Seleção das Galerias
As galerias participantes da ArtRio passam pela aprovação de um comitê de seleção que analisa diversos pontos como relevância em seu mercado de atuação, artistas que representa – com exclusividade ou não -, número de exposições realizadas ao ano e participação em eventos e/ou feiras. O Comitê 2015 é formado pelos galeristas Alexandre Gabriel (Galeria Fortes Vilaça / SP); Anita Schwartz ( Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Elsa Ravazzolo (A Gentil Carioca / RJ); Greg Lulay (David Zwirner / Nova Iorque - EUA); Eduardo Brandão (Galeria Vermelho / SP) e Max Perlingeiro (Pinakotheke Cultural / RJ).

PANORAMA
Participam galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.

VISTA
Programa dedicado às galerias jovens, com projeto de curadoria experimental. Com foco em arte contemporânea emergente, as galerias desenvolvem propostas artísticas inovadoras especialmente para feira.

PRISMA
Espaço com curadoria de Carolyn H. Drake e Bernardo José de Souza. O programa especial convida o público a explorar narrativas alternativas para compreender um mundo repleto de contrastes – uma hiper-realidade que existe tanto no mundo físico quanto no virtual.

Prêmio FOCO Bradesco/ArtRio
Chegando a sua 3ª edição em 2015, o Prêmio FOCO Bradesco ArtRio tem como objetivo fomentar e difundir a produção de artistas visuais emergentes, com até 15 anos de carreira. São selecionados anualmente três artistas brasileiros, que terão a oportunidade de participar de residência e exposição em três importantes instituições do cenário atual e também vão expor na ArtRio 2015. 

Intervenções Bradesco ArtRio
Com curadoria de Isabel Portella, uma exposição no jardim do Museu da República reunirá obras de artistas brasileiros contemporâneos, propondo uma nova experiência e interpretação do espaço. 

Programação oficial – Conversas ArtRio
Ciclo de palestras que acontecerá durante a ArtRio em auditório no Armazém 4 do Píer Mauá.

- Quinta-feira – Dia 10 de setembro
18h às 19h - Diálogo entre Cao Guimarães e a curadora Luisa Duarte sobre a produção do artista e lançamento do livro CAO.
Palestrantes: Cao Guimarães e Luisa Duarte.

- Sexta-feira – Dia 11 de setembro
18h às 19h - Colecionismo.
Palestrantes: Mera e Don Rubell.
Interlocutor: Simon Watson.

- Sábado – Dia 12 de setembro
18h às 19h - Compondo o espaço público: artistas visuais, pedestres e intervenções.
Palestrante: Luis Cancel. 

19h30 às 20h30 - Conversa e lançamento do catálogo da exposição "O peso de cada um” de Iole de Freitas.
Palestrantes: Iole de Freitas, Ligia Canongia e Luiz Camillo Osório

- Domingo – Dia 13 de setembro
17h – Como nasce um artista.
Palestrante: João Correia.

Lançamentos 
- Quarta-feira – Dia 09 de setembro
17h –  Lançamento da 3ª Edição do Clube do Colecionador.
Galeria Matias Brotas -  Stand V13 Armazém 4.

18h – Lançamento dos múltiplos de Antonio Dias e Cabelo.
Mul.ti.plo Espaço Arte + Polígrafa Obra Gráfica - Stand D6 Armazém 2.

18h - Lançamento dos múltiplos de Angelo Venosa, Eduardo Sued e Renata Tassinari.
Mul.ti.plo Espaço Arte -  Stand E7 Armazém 2.

19h - Lançamento de livro em comemoração aos 50 anos do Calendário Pirelli, Editora Taschen.
Pirelli -  Stand E7 Armazém 2.

- Quinta-feira – Dia 10 de setembro
19h - Lançamento do livro CAO.
De Cao Guimarães. Editora: Cosac Naify | Associação para o Patronato Contemporâneo – APC – Auditório do Armazém 4.

- Sexta-feira – Dia 11 de setembro
19h – Lançamento do livro Tuca Reinés – O Olhar em Suspensão.
De Tuca Reinés. Editora: Associação para o Patronato Contemporâneo – APC - Livraria Blooks – Armazém 4.

- Sábado – Dia 12 de setembro
16h - Maldicidade. Miguel Rio Branco. Editora: Cosac Naify - Livraria Blooks – Armazém 4.
18h - Estúdio Carlos Fortes Luz + Design. Editora: C4 - Livraria Blooks – Armazém 4.
19h - Retratos de Massa de Pão. Søren Dahlgaard. Editora: Thames & Hudson - Galeria k2o - Stand 6 Armazém 3.
20h30 - O peso de cada um. De Iole de Freitas - Livraria Blooks – Armazém 4.

- Domingo – Dia 13 de setembro
17h – Arte de Expor-Curadoria como expoesis. Sonia Salcedo. Editora: Nau - Livraria Blooks – Armazém 4.

Crédito imagem: Max Mathias

serviço
Exposição: "ArtRio 2015", no Píer Mauá
Datas e horários: Abertura dia 9 de setembro (quarta-feira), para convidados. De 10 a 13 de setembro (quinta-feira a domingo), aberto ao público. Quarta a sábado de 13h às 21h. Domingo de 13h às 19h.
Local: Píer Mauá | Av. Rodrigues Alves, 10 – RJ – Entrada pelo Armazém 1
Ingressos: R$ 30,00

Cadastre seu e-mail para fazer download do nosso e-book!