Notícias

Voltar

Arte e educação no MAM

A partir do pensamento de que "a arte é fundamental para a cidadania", o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) investe em ações educativas para contribuir na formação de cidadãos críticos. Através de programas educativos e de cursos, o MAM Educativo acolhe o público mais diverso os convidando a refletir, fazer diferentes análises das obras em cartaz e redefinir e/ou absorver novos conceitos através do contato com a arte.

Com essas ações, o Educativo tem como objetivo:
-Estimular a reflexão crítica através da arte;
-Contribuir na formação de cidadãos críticos, que valorizem a arte e a cultura;
-Acolher os diversos públicos e os convidar para dialogar com as exposições, estimulando a criatividade e a reflexão.

Visita monitorada (Foto: Karina Bacci/Divulgação)

Programas para escolas, professores e público em geral
Contatos com a arte
Atividades gratuitas destinadas à formação de professores e educadores que compreendem encontros com artistas e especialistas da área. Conta também com uma programação de volta às aulas e visitas exclusivas a cada nova exposição. Para saber a programação consulte a agenda do MAM.
Informações e inscrições: contatoscomaarte@mam.org.br ou (11) 5085-1313.

Escolas parceiras
O programa proporciona acesso gratuito ao MAM a todos os membros da comunidade escolar parceira: alunos, professores, funcionários e familiares. Por meio dele, o professor pode alinhar o conteúdo curricular de sua disciplina ao cronograma de exposições.
Informações e inscrições: escolasparceiras@mam.org.br ou (11) 5085-1338.

Visitas mediadas
As visitas propõem um diálogo entre os conteúdos das exposições e as experiências particulares dos visitantes em sua diversidade, podendo elas serem acompanhadas de experiências poéticas, o que as tornam mais lúdicas. O agendamento é gratuito e pode contemplar grupos de até 25 pessoas, além de oferecer visitas em português, libras, inglês, francês e espanhol.
Informações e agendamento: educativo@mam.org.br ou (11) 5085-1313

Cursos MAM
Uma extensa grade de cursos é oferecida semestralmente nas áreas de história e crítica da arte, fotografia, literatura e artes plásticas com profissionais renomados e atentos às linguagens contemporâneas. Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto. Sócios do MAM tem 20% de desconto. O MAM também oferece cursos In Company – disponível para empresas e instituições que querem investir culturalmente em seus clientes e colaboradores, elaborados de acordo com o perfil e os interesses do grupo. Confira os cursos disponíveis no site.
Informações e inscrições: cursos@mam.org.br ou (11) 5085-1314.

(Divulgação)

Família MAM
O Família MAM estimula a imaginação e abre novas possibilidades de diálogo e interação entre familiares, crianças e amigos, promovendo assim, o encontro do universo artístico do museu com a cultura da infância. Para saber a programação consulte a agenda do MAM.
Atividade gratuitas com vagas limitadas. Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência.

Domingo MAM
A programação é criada a partir dos interesses e desejos do público do parque aos domingos, principalmente dos jovens que habitam o entorno do museu, sendo muitos deles os propositores das atividades e protagonistas das seguintes ações: apresentações musicais de instituições parceiras, encontros de dança, rodas de conversa e atividades sobre cultura popular e cultura de rua como oficinas de maculelê, rodas de tambor, hip hop, samba e capoeira. Oficinas plásticas acontecem das 11h às 12h em frente à Aranha (Spider, da artista Louise Bourgeois) ou ao grafite de OSGEMEOS. No período da tarde, a programação acontece entre 14h e 17h, nos espaços da marquise e do Jardim de Esculturas. O evento acontece todos os finais de semana e todas as atividades são gratuitas. Conheça a programação na agenda do MAM.
Informações: domingomam@mam.org.br ou (11) 5085-1312.

Virada Inclusiva (Divulgação)

Públicos especiais
Igual diferente
Cursos gratuitos de diversas modalidades artísticas acessíveis a todos, independente de suas condições física, social ou psíquica. Confira a programação oferecida no site.
Inscrições: (11) 5085-1315 ou igualdiferente@mam.org.br.

Agendamento
Agendamento de grupos:
Telefone: (11) 5085-1313.
E-mail: educativo@mam.org.br.

Visita mediada (Foto: Karina Bacci)

Quer conhecer programas educativos de outras instituições paulistanas? O InfoArtSP já fez o levantamento sobre os núcleos de educação do MIS-SP e da Pinacoteca! Confira as atividades e fique ligado em nosso site para conhecer mais educativos toda semana!