Notícias

Voltar

Arte e educação na Pinacoteca

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, através de seu Núcleo de Ação Educativa (NAE), oferece ao público em geral programas educativos que procuram contribuir para a aproximação entre arte e educação. "A partir da crença de que a arte é potencialmente capaz de gerar engajamento e transformações sociais, intelectuais e emocionais positivas a todos, a missão do NAE é promover processos educativos a diferentes públicos em arte, história, memória, patrimônio e cultura, contribuindo para o exercício da diversidade, o diálogo e a construção e difusão do conhecimento".

Partindo desse princípio, o NAE oferece dois eixos distintos com diversas atividades e ações, com os seguintes objetivos:
- Desenvolver ações educativas com base nas obras do acervo e naquelas apresentadas em exposições temporárias;
- Promover a qualidade da experiência do público no contato com as obras;
- Garantir a ampla acessibilidade ao Museu, além de incluir aquelas pessoas que habitualmente não são frequentadoras, incentivando-as à visitação.

(Divulgação)

Programas para escolas, professores e público em geral
Eixo 1 - Programa de Atendimento ao Público Escolar e em Geral (PAPEG)
A PAPEG oferece Visitas educativas, Formação para professores, Clube do professor, Museu para todos e o Projeto Pinafamília.

Visitas educativas
As visitas educativas buscam promover a reflexão e ressignificação acerca das obras do acervo ou de exposições temporárias observadas pelos participantes do grupo. Cada grupo, que é acompanhado por um educador da Pinacoteca, pode ser organizado sob agendamento prévio.

Cada visita de grupos dura em torno de uma hora e meia, as escolas públicas e professores são isentos de pagamento do ingresso, basta apresentar ofício. A Pinacoteca não oferece serviço de transporte, mas os visitantes podem embarcar e desembarcar no estacionamento e os ônibus fretados podem ser estacionados na rua em frente. Cada educador atenderá um grupo formado por, no máximo, 25 pessoas acima de 11 anos, ou 15 pessoas menores de 10 anos, sempre acompanhados de, ao menos, dois adultos responsáveis.

Os agendamentos são realizados mensalmente, de segunda a sexta, das 10h às 17h00. A abertura de vagas é feita sempre na 2ª segunda-feira do mês para agendamento do mês seguinte. Para agendar uma visita com os educadores, ligue (11) 3324-0943 e tire suas dúvidas. Para mais informações clique aqui.

Pinafamília atividades. Foto: Christina Rufatto

Formação de Professores
Os programas desenvolvidos para a formação de professores têm como objetivo ampliar os canais de diálogo, oferecendo ações presenciais e virtuais, encontros e cursos de formação para professores das redes pública e privada, tendo em vista a arte, a educação, o patrimônio e o museu. Os materiais de apoio à prática pedagógica contam com um conjunto de reproduções de imagens de obras do acervo da Pinacoteca e de exposições temporárias, organizadas com base em: propostas de análise, percepção e interpretação de obras de arte, comparativos temporais de épocas de produção das obras e biografias dos artistas, cronologia comparativa, além de propostas poéticas.

Todo o material de apoio desenvolvido é distribuídos gratuitamente a instituições educacionais e professores interessados. A retirada de materiais pode ser realizada às segundas e de quarta a sexta, das 10 às 17 horas, na sala do Núcleo de Ação Educativa, mediante apresentação de comprovante profissional. Para mais informações sobre este programa, contate: (11) 3324-0943.

Clube dos Professores
O Clube dos Professores visa o atendimento preferencial aos professores que já frequentam as demais ações educativas do museu. A ação possibilita interatividade constante com os professores, promovendo oportunidades de reflexão e desenvolvimento de projetos qualificados que, futuramente, formarão um grupo de estudos e estabelecerão um banco de projetos, associando a prática educativa formal aos conteúdos tratados pela Pinacoteca.

Para Família
O Pinafamília tem como objetivos estimular a visita de famílias à Pinacoteca; favorecer o convívio familiar, por meio da fruição da arte, e estimular a visita a espaços culturais; desenvolver processos de aprendizagem em arte por meio de atividades lúdicas e participativas e favorecer a compreensão, por esse público, da importância do patrimônio e de sua preservação. Para mais informações sobre este programa, contate: (11) 3324-0943.

(Divulgação)

Eixo 2 - Programas Educativos Inclusivos (PEI)
A PEI oferece Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE), Programa de Inclusão Sociocultural (PISC), Dispositivos para Autonomia de Visita (DAV)

Públicos Especiais
O Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE) busca promover o acesso de grupos de pessoas com deficiências sensoriais, físicas, intelectuais e transtornos mentais à Pinacoteca através de variadas abordagens. Entre elas, recursos multissensoriais, Libras - Língua Brasileira de Sinais - a Galeria Tátil de Esculturas, desenvolvida para garantir a autonomia do público deficiente visual, e um videoguia para o público surdo.

Para mais informações sobre este programa, contate: (11) 3324-0945 ou pelo e-mail educaespecial@pinacoteca.org.br.

Libras. Foto: Christina Rufatto

Para Organizações sociais
O Programa de Inclusão Sociocultural (PISC) tem como objetivo promover o acesso qualificado aos bens culturais, presentes no museu, a grupos em situação de vulnerabilidade social, com pouco ou nenhum contato com instituições oficiais de cultura. O programa desenvolve parcerias com organizações sociais e realiza visitas continuadas à Pinacoteca, sempre em consonância com os processos educativos da instituição de origem, além de cursos de formação e publicações para educadores sociais. Outro programa realizado é a Ação Educativa Extramuros, que desenvolve oficinas de gravura e criação de texto, combinadas com visitas ao museu. Mais recentemente, o PISC deu início à ação Comunidade e Museu, um projeto de educação patrimonial com grupos comunitários da cidade.

Para mais informações sobre este programa, contate: (11) 3324-0942 ou pelo e-mail educainclusiva@pinacoteca.org.br.

Para Todos
Para o público em geral, O NAE desenvolve ações do programa Dispositivos para Autonomia de Visita (DAV), que tem como objetivo incentivar a percepção, comparação, interpretação e reflexão sobre a arte, sem a participação de um educador do museu.

O Museu para Todos, página virtual que reúne jogos on-line, textos e materiais de apoio à prática pedagógica, visa estreitar a relação entre arte e educação e oferecer material para a construção e desenvolvimento de projetos educacionais que têm a arte, a cultura e o patrimônio como fatores interdisciplinares e de articulação. No site ainda é possível encontrar informações sobre visitas educativas e agendamento, além de referências para pesquisa, o que cria constante interatividade com educadores e oportunidades de reflexão. Acesse aqui.

Confira também os jogos online Aprenda Brincando e Brinque aprendendo, e visite o museu sem sair de casa através do site que reúne obras do acervo do MAM.

Agendamento e informações
Telefones: (11) 3324-0943; (11) 3324-0942 e (11) 3324-0945.
E-mails: educaespecial@pinacoteca.org.br e educainclusiva@pinacoteca.org.br.

Fachada da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Foto: Fernanda Vieira/InfoArtSP)

Quer conhecer programas educativos de outras instituições paulistanas? O InfoArtSP já fez o levantamento sobre os núcleos de educação do MIS-SP e do MAM-SP! Confira as atividades e fique ligado em nosso site para conhecer mais educativos toda semana!