Notícias

Voltar

Aberturas do final de semana

O final de semana se aproxima e novas exposições entram em cartaz em São Paulo. 

O mestre cearense Raimundo Cela é homenageado pela Fundação Armando Alvares Penteado, enquanto outras quatro galerias inauguram mostras individuais de artistas contemporâneos que apresentam obras em diversos suportes. Confira a lista separada pelo InfoArtSP:

RAIMUNDO CELA
Artista: Raimundo Cela
De 11/6 a 24/7
MAB - Museu de Arte Brasileira | FAAP

A Fundação Armando Alvares Penteado recebe, a partir de 11 de junho, a exposição de Raimundo Cela (1890-1954), principal artista cearense de sua geração. Reunindo 120 obras, a retrospectiva apresentará o percurso do artista desde suas obras acadêmicas até os últimos trabalhos, plenos de ritmo e emoção. Com curadoria de Denise Mattar, que tem como proposta resgatar artistas de qualidade que ficaram à margem da história oficial da arte brasileira, a exposição "Raimundo Cela" vai apresentar aos paulistas a obra de um realizador muito respeitado entre os estudiosos, mas pouco conhecido do público em geral. A mostra permanece em cartaz até o dia 24 de julho de 2016.

Raimundo Cela, Abolição dos escravos, 1938 - óleo sobre tela, 225 x 392 cm (Divulgação)

Macaparana
Artista: José de Souza Oliveira Filho "Macaparana"
De 11/6 a 30/7
Dan Galeria

Criador de uma obra que une o rigor geométrico e a informalidade da abstração, a liberdade criativa com a precisão dos traços, a formalidade e a musicalidade, compondo uma geometria sensível, Macaparana (José de Souza Oliveira Filho) abre, a partir de 11 de junho, na Dan Galeria, uma individual que reúne cerca de 25 trabalhos inéditos criados entre 2012 e 2016. A mostra fica em cartaz até 30 de julho, com entrada gratuita.

Macaparana, Sem título, 2014 - aço inoxidável pintado, 81 cm de diâmetro (Divulgação)

360 Metros quadrados
Artista: Pedro David
De 11/6 a 8/7
Blau Projects

Com 18 fotografias e três peças de bronze, a galeria Blau Projects abre a exposição "360 Metros Quadrados", do artista Pedro David. O fotógrafo mineiro é ganhador de diversas premiações, entre elas da prestigiada Fundação Conrado Wessel, além de já ter realizado exposições em diferentes países. Inédito no Brasil, esse conjunto de fotografias mostra seu universo íntimo com imagens realizadas em sua casa, na região metropolitana de Belo Horizonte. O texto crítico da exposição, que fica em cartaz entre os dias 11 de junho e 8 de julho de 2016, é assinado pelo curador Agnaldo Farias.

Pedro David, Orquídea (Divulgação)

Tramados
Artista: Regina Silveira
De 11/6 a 13/8
Luciana Brito Galeria

A Luciana Brito Galeria apresenta a partir do dia 11 de junho, às 12h, a exposição "Tramados", individual da artista Regina Silveira. A mostra permanece em cartaz até 13 de agosto e inaugura a programação de individuais do novo espaço expositivo - uma casa modernista projetada por Rino Levi e com paisagismo de Burle Marx, construída nos anos 1950 na Avenida Nove de Julho. Regina Silveira dá continuidade à sua pesquisa sobre a exploração de modos de codificação de imagens como ferramenta para criação de trabalhos irônicos e lúdicos.

Regina Silveira, Blue Skies, 2016 (Divulgação)

Voadoras
Artista: José Bechara
De 11/6 a 20/7
Galeria Marília Razuk

A Galeria Marilia Razuk apresenta a partir de 11 de junho a exposição "Voadoras" de José Bechara. Nesta mostra o artista apresenta cerca de 20 obras inéditas entre pinturas em vidros planos e oxidação de metais sobre lona e lona usada de caminhão. Estes dois conjuntos em diferentes materiais e distribuídos em salas distintas da galeria, procuram estabelecer convergências poéticas entre si. A mostra permanece em cartaz até 20 de julho de 206, com entrada gratuita.

José Bechara, Sobre amarelos 2014-2016 - (Foto: Maíta Franco, Curitiba, 2014)

Confira outras exposições em cartaz na capital paulista em nossa agenda.