Notícias

Voltar

Aberturas da semana

A cidade de São Paulo recebe novas mostras durante a semana. 

Galerias e instituições abrem suas portas para receber o público em exposições que abordam figuras políticas, a conjuntura do atual cenário político nacional e a herança nipônica na arte brasileira. O InfoArtSP selecionou as principais aberturas da semana. Confira e programe-se: 

Franco Montoro, 100 anos
De 14/6 a 17/7
Memorial da América Latina

A trajetória política do homem que empunhou a bandeira pelas Diretas-Já e abriu caminho para a redemocratização do Brasil será o enredo da exposição “Franco Montoro, 100 anos”, que o Memorial da América Latina inaugura na Biblioteca Latino-Americana, com entrada gratuita. A mostra relata a história do democrata André Franco Montoro, homem inquieto e de agitada atividade pública, através de fotos, documentos, jornais, depoimentos e registros audiovisuais, vistos à luz do atual cenário político e social brasileiro.

(Divulgação)

Lux
Artista: Provisório-Permanente
De 14/6 a 6/8
Galeria Nara Roesler

A sede paulistana da galeria apresenta a exposição "Lux", primeira individual no Brasil do coletivo de artistas argentinos e brasileiro Provisório-Permanente. A exposição é uma retrospectiva de trabalhos importantes do grupo, incluindo instalações interativas, registros de performances e fotografias produzidas com tecnologias analógicas.

Provisório Permanente, Capturas de ellos, 2015 - gelatina de prata sobre papel, 200 x 100 cm (Divulgação)

Ponto de Convergência
Artista: Marcelo Silveira
De 14/6 a 27/8
Galeria Nara Roesler

A a galeria também recebe a sexta exposição de Marcelo Silveira em seu espaço. Em “Ponto de Convergência” o artista apresenta esculturas articuladas de madeira de grandes dimensões e assemblages de objetos encontrados por Silveira, se aprofundando na linguagem dos objetos descartados e na maleabilidade de sua obra, sugerindo significados híbridos, através de formas de apresentação variadas e brincadeiras com a escala.

Marcelo Silveira, Faz de conta (Divulgação)

Coletiva
Artista: Vários
De 14/6 a 16/7
Vermelho

A galeria Vermelho apresenta a exposição "Coletiva", onde diversos artistas expõem seu olhar sobre a conjuntura política brasileira com obras inéditas e também com peças que, colocadas sobre esse contexto, ganham nova dimensão. 

(Divulgação)

Arquivo Ex Machina – Identidade e Conflito na América Latina
Artistas: Vários
De 15/6 a 7/8
Itaú Cultural

O Itaú Cultural apresenta "Arquivo Ex Machina – Identidade e Conflito na América Latina", mostra com curadoria do brasileiro Iatã Cannabrava e do catalão Claudi Carreras, ambos fotógrafos, que reúne 10 conjuntos de trabalhos fotográficos. Entre obras autorais e arquivos ou coleções revisitadas, a exposição soma cerca de 150 impactantes imagens. Com três linhas de pesquisa definidas – uma nova forma de olhar velhos arquivos, a manipulação dos sais de prata e o documento inventado –, Cannabrava e Carreras saíram a campo pela região latino-americana.

 João Pina, Operação Condor, Esteban Echeverria, 2011 (Foto: João Pina)

Yokoso
Artista: Vários
De 16/6 a 23/7
A7MA

A A7MA apresenta a exposição coletiva "Yokoso", onde reúne importantes artistas nikkeis em comemoração a miscigenação étnica e cultural japonesa. A mostra acontece no mês em que o navio “Kasatu Maru” desembarcou no Brasil, em 1908 e reúne os nomes Walter Nomura (Tinho), Titi Freak, Yumi Takatsuka, Rodrigo Yokota, Thais Ueda, Paulo Ito, Cristiano Kana, SOSEK, Imai Yusk, Ignoreporfavor, Rafael Hayashi, Atsuo Nakagawa, Erica Mizutani, Nave Mãe, Felipe Ikehara, Catarina Gushiken, Katia Suzue, Guilherme Matsumoto (xGuix), Dan Mabe e Tito Ferrara.

Katia Suzue (Divulgação)

Individual Mauro Piva
Artista: Mauro Piva
De 16/6 a 20/8
Galeria Leme

A segunda exposição individual de Mauro Piva exibe um conjunto inédito de meticulosas pinturas sobre papel realizadas pelo artista. Esta nova série de trabalhos dá continuidade à sua longa reflexão sobre a importância dos elementos banais que fazem parte do processo de construção da obra. Para esta exposição, Piva reitera a importância do processo que é invisível ao público.

Mauro Piva, Homenagem (teste de cores J. Albers) VI, 2016 - acrílica, aquarela, grafite e lápis de cor sobre papel, 26 x 32,9 cm (Divulgação)

Confira datas e horários de outras exposições em cartaz na capital paulista em nossa agenda.

Cadastre seu e-mail para fazer download do nosso e-book!