Notícias

Voltar

"10° Salão dos Artistas sem Galeria" exibe obras em duas galerias de SP

A mostra dos artistas selecionados reúne obras em diferentes técnicas e formatos, como pinturas, instalações, vídeos, colagens e fotografias, nas Galerias Zipper e Sancovsky. 

Xikão Xikão, Série Nudes, 2017 a 2018. Fotografia, 30 x 40 cm. Foto: Divulgação.

A "10ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria", recebe entre os dias 15 de janeiro e 16 de fevereiro de 2019 as obras dos 10 artistas selecionados para a atual edição, que está dividida em duas exposições simultâneas: uma acontece na Zipper Galeria, nos Jardins, a outra na Galeria Sancovsky, em Pinheiros. Os selecionados produziram trabalhos em diferentes técnicas e formatos, como pinturas, instalações, vídeos, colagens e fotografias.

Participam obras de Adriana Amaral (SP), Aline Moreno (SP), André Souza (BA), Carol Peso (MG), Coletivo Lâmina (Gabriela De Laurentiis e João Mascaro; SP), Edu Silva (SP), Fernanda Zgouridi (PR/SP), Iago Gouvêa (MG), Stella Margarita (Uruguai/RJ) e Xikão Xikão (MG). Os artistas foram escolhidos pelo júri formado por Andrés Inocente Martín Hernández (curador e diretor do espaço Subsolo - Laboratório de Arte, em Campinas), José Armando Pereira da Silva (jornalista, escritor, pesquisador e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte) e Luciana Nemes (educadora, produtora e coordenadora do Museu da Energia de São Paulo). Depois de serem exibidas em São Paulo, a mostra segue para a Galeria Orlando Lemos, em Nova Lima (MG), entre 16 de março e 18 de abril de 2019.

Stella Margarita, Antebraços #13, 2018. Óleo sobre tela, 66 x 90 cm. Foto: Divulgação.

A "10ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria" recebeu 299 inscrições provenientes de 13 estados mais o Distrito Federal. São Paulo compareceu com 179 artistas, sendo 138 da capital, 34 do interior, 6 da Grande São Paulo e um do litoral. Rio de Janeiro enviou 59 inscrições (47 da capital e 12 de Niterói e interior do Estado). Em seguida, vieram Minas Gerais (16 inscrições, 15 de BH e uma do interior), Goiás (12, sendo oito de Goiânia), Rio Grande do Sul (nove, sendo seis de Porto Alegre), Paraná (oito, todas de Curitiba), Santa Catarina (quatro, sendo dois de Florianópolis), Distrito Federal (três), Bahia (dois, sendo um de Salvador), Pernambuco (dois de Recife), Espírito Santo, dois, sendo um de Vitória), Ceará (um de Fortaleza), Piauí (um de Teresina) e Mato Grosso do Sul (um de Campo Grande).

O Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo. O Salão tradicionalmente abre o calendário de artes em São Paulo e é uma porta de entrada para os artistas selecionados no mundo das artes.

Coletivo Lâmina, Superfície, 2016 a 2018. Plafon, led e fotolito, 30 x 30 x 5 cm. Foto: Divulgação.

Serviço
Exposição: "10º Salão dos Artistas Sem Galeria".
Datas e horários: De 15 de janeiro a 16 de fevereiro de 2019, na Zipper Galeria. De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h. De 17 de janeiro a 16 de fevereiro de 2019, na Galeria Sancovsky. De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 17h.
Local: Zipper Galeria | R. Estados Unidos, 1.494 - Jardins, São Paulo --- Galeria Sancovsky | Pça. Benedito Calixto, 79 - Pinheiros, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.