AGENDA DAS ARTES

Voltar

Você chegou ao seu destino

Artistas: Felipe Cama

Curadoria: -

De 11/11 a 16/12

Zipper Galeria Ver mapa

Endereço: Rua Estados Unidos, 1494 - Jardim América - São Paulo - SP CEP 01427-001

Telefone: 11 4306-4306

A nova série de trabalhos de Felipe Cama foge do suporte tradicional da pintura – telas únicas, quadrangulares ou retangulares – para formar mosaicos cartográficos criados a partir do método próprio do artista: a investigação sobre os processos de produção, distribuição e consumo de imagens e a representação digital da vida cotidiana. Os trabalhos estão reunidos em “Você chegou ao seu destino”, primeira individual do artista na Zipper Galeria, que inaugura no dia 11 de novembro. A abertura da exposição acontece durante o Art Weekend São Paulo, um roteiro artístico em que as galerias da cidade funcionam em horário estendido e oferecem programação especial. Com texto crítico de Giselle Beiguelman, a mostra, com entrada livre e gratuita, permanece em cartaz na galeria até 16 de dezembro de 2017. 

Simultaneamente, a galeria apresenta mais uma mostra do projeto experimental voltado para receber novos artistas, o Zip'Up: "Zona de remanso - exercícios de permanência", de Filipe Acácio. Confira!

Felipe Cama, 2017. Óleo sobre tela, 298 x 197 cm (Reprodução/Zipper Galeria).

As pinturas põem em confronto – ou em diálogo – as concepções de abstração e figuração na arte. “Os trabalhos apagam a fronteira que haveria entre o abstrato e o figurativo. Eles são ambos ao mesmo tempo”, reflete o artista. Paralelamente, refletem sobre os territórios mapeados pelas novas tecnologias e o controle que grandes corporações de tecnologia exercem sobre cada um de nós a partir do smartphone e o GPS, ferramentas hoje banalizadas.

Com um celular à mão, Felipe registrou durante anos seu deslocamento diário em serviços de geoposicionamento online – que monitoram em tempo real a trajetória realizada pelo usuário; depois, o artista verificou o traçado resultante pelo deslocamento em um dia, que foi tomado como ponto de partida para as telas. “Grande empresas de tecnologias monitoram nosso cotidiano, onde vamos, o que vemos, o que consumimos, e oferecem os dados para que outras empresas formulem suas estratégias comerciais. Os trabalhos refletem sobre privacidade e liberdade”, afirma o artista.

Sua individual levanta, ainda, questões ligadas à fragmentação na era digital. As pinturas não são compostas como peças únicas. São chassis individuais que, montados como peças, formam a totalidade do trabalho.

Felipe Cama, 2017. Óleo sobre tela, 164 x 162 cm (Reprodução/Zipper Galeria).

Sobre o artista
Felipe Cama (Porto Alegre, 1970, vive em São Paulo) examina os processos de produção, distribuição e consumo de imagens no mundo contemporâneo. Para tanto, apropria-se de representações em diversos meios – desde imagens digitais que circulam pela internet, fotografias publicitárias, fotos encontradas em álbuns de viagem virtuais e reproduções em livros de História da Arte – para compor obras em suportes como a pintura, a fotografia, a colagem e o vídeo. Seu trabalho consta em importantes coleções institucionais: Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Instituto Figueiredo Ferraz, Museu de Arte de Porto Alegre, Centro Cultural Carpe Diem Arte e Pesquisa (Lisboa) e Universidade de Arte de Musashino (Tóquio).

Felipe Cama, 2017. Óleo sobre tela 173 x 150 cm (Reprodução/Zipper Galeria)

Serviço
Exposição: “Você chegou ao seu destino”, de Felipe Cama.
Datas e horários: Abertura dia 11 de novembro, sábado, às 11h. Em cartaz até 16 de dezembro de 2017. Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h.
Local: Zipper Galeria | R. Estados Unidos 1494 - Jardim América, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.