AGENDA DAS ARTES

Voltar

Visões da arte do acervo 1900-2000

Artistas: Vários

Curadoria: Ana Magalhães, Carmen Aranha e Helouise Costa

De 26/7/16 a 26/7/19

MAC - Museu de Arte Contemporânea Ver mapa

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera

Telefone: (11) 2648-0254

A ocupação do atual edifício, iniciada em 2012, permitiu ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo propor uma nova política de exposições. Com um espaço cinco vezes maior que o disponível em suas sedes anteriores, finalmente o Museu pode mostrar uma parcela significativa de seu acervo, com obras que representam a história da arte mundial e brasileira, pontuando as grandes transformações das artes visuais a partir do início do século XX até a contemporaneidade.

Tarsila do Amaral. Estrada de Ferro Central do Brasil, 1924 . Óleo sobre tela

Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000, primeira mostra de longa duração (cinco anos) proposta pelo Museu, ocupa os sétimo e sexto andares do edifício, cobrindo os períodos de 1900-1950 e 1950-2000, respectivamente. São mais de 160 obras, escolhidas entre as quase 12 mil peças do acervo, de artistas como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Anita Malfatti, Volpi, Brecheret, De Chirico, Picasso, Kandinsky, Modigliani, Boccioni, Matisse, Max Bill e muitos outros.

José Roberto Aguilar. Série do Futebol (1), 1966. Spray sobre tela

As curadoras Ana Magalhães, Carmen Aranha e Helouise Costa buscam lançar indagações sobre conjuntos de obras capazes de revelar algumas das especificidades da arte e da cultura brasileiras em sua interação com a arte internacional, apresentando as principais escolas e movimentos artísticos deste período, com destaque às suas crises e rupturas. Assim, no sétimo andar o visitante encontra temas como A Instauração do Moderno, A Circulação da Arte Moderna, Vanguarda e Política: O Expressionismo em Questão, Realismos, Abstracionismos, além de situar as relações da Bienal de São Paulo com o MAC USP. Já no sexto andar estão as seções Figurações, Arte Política, Arte como Ideia e Por uma Arte Global: Arte Contemporânea na Virada do Século XXI, mostrando as transformações das experiências artísticas da segunda metade do século XX.

Amedeo Modigliani. Autorretrato, 1919. Óleo sobre tela

O projeto expográfico procura articular os andares situando duas praças no centro de cada uma das galerias. No sétimo andar, a praça busca unir o acervo do Museu ao Parque Ibirapuera, enquanto projeto mais amplo de modernidade para o Brasil, na década de 1950. Essa modernidade espelha-se na praça do sexto andar com a história do MAC USP na Universidade, que se exprime, também, pelos dois mais expressivos projetos de arquitetura para sua sede, respectivamente no campus e fora dele, assinados por dois dos maiores nomes da arquitetura brasileira do século XX: Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha. Para a reflexão sobre a relação da arquitetura moderna com o MAC USP, a exposição contou com a colaboração dos docentes Rodrigo Queiroz e Marta Bogéa, do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU USP.

Tarsila do Amaral. Paisagem Rural, 1924. Nanquim sobre papel sobre papelão

Serviço:
Exposição: Visões da Arte no Acervo do MAC USP
Curadoria: Ana Magalhães, Carmen Aranha e Helouise Costa
Abertura: 26 de setembro de 2016, a partir das 11 horas
Encerramento: Exposição de longa duração (cinco anos)
Local: MAC USP Ibirapuera