AGENDA DAS ARTES

Voltar

Visceral Art

Artistas: Josafá Neves

Curadoria: Marcus Lontra

De 31/1 a 16/3

Baró Galeria Ver mapa

Endereço: Rua da Consolação, 3417 - Cerqueira César

Telefone: (11) 3661-9770

Baró Galeria apresenta entre os dias 31 de janeiro e 16 de março de 2019 a exposição “Visceral Art”, com trabalhos inéditos do artista brasiliense Josafá Neves. Com curadoria de Marcus Lontra, a mostra reúne pinturas, gravuras, instalações e objetos que investigam a identidade e a cultura afro brasileira. Em sua produção, o artista recorre a herança imaterial da cultura negra para levar o espectador a buscar outras perspectivas, outros pontos de vista. A mostra tem entrada livre e gratuita.

Josafá Neves, Amordaçados, 2019. Óleo sobre tela e pigmento, 150 x 150. Foto: Divulgação.

Depois de duas grandes mostras individuais nos espaços da Caixa Cultural Brasília (2017) e São Paulo (2018), Josafá reúne na Baró Galeria uma série de trabalhos que dão seguimento à sua pesquisa em torno do patrimônio imaterial da herança negra no Brasil. Um dos destaques da mostra é a pintura de grande dimensão intitulada Amordaçados. A obra é um símbolo visceral, que nos remete a violação da constituição e nos leva a repensar o mundo sobre outro ponto de vista.

Nos últimos 20 anos, as pesquisas estéticas de Josafá se baseiam no contexto social, político e cultural do Brasil, que resultam em obras de diferentes suportes, técnicas e materiais, com o objetivo de revisar impressões gravadas na memória coletiva de mestiços, dos índios, e principalmente dos negros.

Suas pinturas e esculturas são permeadas por vermelhos, azuis, verdes, amarelos e laranjas, as cores marcantes dos orixás, do candomblé e da umbanda, ora por formas geométricas, ora por formas orgânicas, ora pelo realismo. Num ritmo sensual, como dos corpos gingados pela capoeira, Josafá sintetiza as influências do continente africano na construção da espiritualidade, do imaginário, do cotidiano e da cultura do povo brasileiro.

Josafá Neves, São Sebastião e o Vento, 2019. Óleo sobre tela e pigmento, 150 x 150. Foto: Divulgação.

Serviço
Exposição: “Visceral Art”, de Josafá Neves com curadoria de Marcus Lontra.
Datas e horários: Abertura dia 31 de janeiro, quinta-feira, das 17h às 22h. Em cartaz até 16 de março de 2019. De segunda a sábado, das 10h às 19h.
Local: Baró Galeria | R. da Consolação, 3.417 - Jardins, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.