AGENDA DAS ARTES

Voltar

Ventos, Luzes e Tranças

Artistas: Roberio Braga

Curadoria: -

De 2/4 a 18/5

Galeria Mario Cohen Ver mapa

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 177 cj 12 – 2º andar, Jardim Paulistano

Telefone: (11) 3062-2084

Roberio Braga exibe na galeria Mario Cohen a mostra Ventos, Luzes e Tranças que conta com 20 imagens das séries  Luz Negra (2013), Tranças (2016) e a inédita Ventos da África (2019). As séries tem como eixo central representações das culturas africanas, seus símbolos de resistência e preservação de tradições ancestrais, e sua transposição para a cultura brasileira. Alguns dos trabalhos poderão ser vistos também no estande da galeria durante a SP-Arte 2019, de 03 a 07 de abril, no Pavilhão da Bienal.

Em Luz Negra, a mais antiga da trilogia, Braga reflete sobre a mulher e o caráter social dos adornos que ela carrega. O artista discute a culura por trás da estética feminina e como a diversidade ou a homogeneidade podem ser verificadas nos símbolos femininos.


Roberio Braga, imagem da série Luz Negra, 2009. 

Na série Tranças, o artista discute como os cabelos trançados implicam em significados importantes que se perpetuam com o passar do tempo. O fotógrafo transpõe este costume para a contemporâneidade brasileira discutindo sua tradição e simbologia. O cenário das fotos se deu a partir de locais barrocos da cidade de Salvador(BA).  Esta mesma série é finalista do concurso “Lens Culture” e será exposta na “Aperture Foundation Gallery”, em NY. Além disso, recebeu o prêmio no Parati em Foco de 2018 e integrou a exposição coletiva “50 anos da Galeria São Mamede”, em Portugal, em setembro de 2018.
A inédita Ventos da África (2019), retrata a  indumentária de resistência e poder do bloco Bankoma, originário de oficinas de arte e educação, desenvolvidas em terreiro de candomblé que leva para as ruas a cultura da religião Africana por meio da dança, música e vestimentas.

Serviço 
Exposição: Ventos Luzes e Tranças  - Roberio Braga
Datas e horários: De 02 de Abril a 18 de Maio de 2019 . De segunda a sexta, das 11h às 19h. Aos sábados das 11h às 15h
Local:  Galeria Mario Cohen |Rua Joaquim Antunes, 177 – cj. 12 - Jardim Paulistano
Entrada livre e gratuita.