AGENDA DAS ARTES

Voltar

Transparência e Reflexo

Artistas: Varios

Curadoria: Cauê Alves

De 7/9 a 30/10

MuBE - Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia Ver mapa

Endereço: Avenida Europa, 218 - Jarim Europa - São Paulo - SP CEP 01449-000

Telefone: 11 2594-2601

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura apresenta até 30 de outubro a coletiva Transparência e Reflexo. As obras em exibição estabelecem uma relação franca e direta com o ar, a atmosfera e o espaço ao redor delas. A curadoria é de Cauê Alves.  

 A mostra é composta por 23 trabalhos tridimensionais, que ocuparão as áreas externas e internas do museu.  Os artistas participantes são: Amélia Toledo, Angelica Teuta, Arnaldo Antunes, Antonio Mauel, Carlos Fajardo, Damien Ortega, Debora Bolsoni, Iole de Freitas, Iran do Espírito Santo, Iole de Freitas, Ivan Navarro, Jac Leiner, José Bechara, José Resende, Laura Belém, Lea Van Stenn e Raquel Kogan, Lucia Koch, Marcia Xavier, Marcius Galan, Nuno Ramos, Rodrigo Bueno, Tulio Pinto, Vanderlei Lopes e Waltercio Caldas.  


Antonio Manuel - 1999. Foto: Mauricio Froldi

“É como se a transparência nos permitisse perceber o lado de dentro da matéria, enquanto o reflexo, o lado de dentro dos observadores”, explica Cauê. Em ambos os casos um elemento invisível se revela. Dentro e fora, frente e verso, passam a ser vistos simultaneamente. Interioridade e exterioridade deixam de ser opostos. 

Cauê esclarece que, entretanto, nada é totalmente transparente ao olhar: ainda há uma separação interna e externa entre cada trabalho. A transparência, ao pressupor a passagem da luz e a possibilidade da visão atravessar os objetos, permite um rasgo do olhar sobre o mundo. O que pode revelar seus fundamentos e estruturas, pode trazer à tona o vazio que constitui todas as coisas. “Com isso, o mundo perde a sua concretude. Daí passa-se a vislumbrar outros sentidos, até então adormecidos, um movimento auto reflexivo, uma interrogação frente a própria dificuldade do olhar atravessar plenamente a espessura formal e conceitual da arte”. 


Vanderlei Lopes - Catedral 2009-2011. Foto: Mauricio Froldi

Serviço:
Mostra: Transparência e Reflexo
Abertura: 7 de setembro, às 11h30
Encerramento: 30 de outubro
Horários:  de terça a domingo, das 10 às 19 horas;
Entrada Franca