AGENDA DAS ARTES

Voltar

The Runout

Artistas: Chiara Banfi

Curadoria: -

De 22/1 a 2/3

Galeria Vermelho Ver mapa

Endereço: Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis

Telefone: (11) 3138-1520

Galeria Vermelho recebe, entre os dias 22 de janeiro e 2 de março de 2019, a mostra "The Runout", de Chiara Banfi - a sétima apresentação individual da artista na galeria. Banfi exibe um conjunto de obras que dialogam diretamente com suas duas últimas exposições na Vermelho, “Gravações perdidas”, de 2013, e "Notações", de 2016. Simultaneamente, a galeria apresenta "A pronúncia do mundo", de Marilá Dardot, e "Timewaves (capítulo II)", da dupla Angela Detanico e Rafael LainA entrada é livre e gratuita.

Chiara Banfi exibe suas obras na Sala 1 da Vermelho até março de 2019. Créditos: Divulgação.

Essas ações fazem parte de uma série de projetos que a Vermelho receberá ao longo de 2019. As mostras se caracterizam por apresentar recortes de pesquisa ou series especificas dos artistas do elenco da galeria. Ainda estão previstos projetos de Cinthia MarcelleRosângela RennóMarcelo Cidade para os próximos meses.

Confira a seguir texto de Chiara Banfi sobre a exposição:

“Ouvir música depende do reconhecimento dos entre tons, das suas posições e espacialidade.” Do texto Interaction of color (Interação da cor), 1963, de Josef Albers.

Os displays de vinis nas agora quase extintas lojas de discos mostravam paredões com muitas capas e as vezes os próprios discos, os LPs pretos e coloridos. Via aqueles displays como desenhos, como formas, e pensava menos sobre qual a música, qual o som que aqueles discos continham.

Desenhei grupos com discos sem nada gravado e os organizei conforme as qualidades e as informações dos envelopes de papel que protegiam os discos e seus sulcos. Com isso, criei, alguns anos atrás, a série Discos vazios.

Esses trabalhos me levaram ao movimento de retirar todas as outras informações que vem com o LP, a arte das capas e as informações das gravadoras nos envelopes. Queria chegar a ausência do som, desenhando uma imagem do silêncio.

Relacionei capas e discos como um estudo de forma com pontuações de cores e os chamei de “Coleção Albers”, uma referência a Josef Albers e ao seu trabalho que explora a interação cromática entre quadrados sobrepostos.

Montei coleções de ausências com sobreposições de silêncios. São discos transparentes com algumas cores, sem som; ou, discos com o ruído final, conhecido como the runout groove: uma ranhura em espiral que sinaliza o fim. Não é música, é a sonoridade de uma memória de um som que acabou. 

Chiara Banfi, 2019.

Serviço
Exposição: "The Runout", de Chiara Banfi.
Datas e horários: Abertura dia 22 de janeiro de 2019, terça-feira, das 20h às 23h. Em cartaz até 2 de março de 2019. De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h.
Local: Galeria Vermelho (Sala 1) | Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.