AGENDA DAS ARTES

Voltar

Swift's Machine

Artistas: Claude Closky, Cheryl Donegan e Kenneth Goldsmith

Curadoria: -

De 30/3 a 5/5

Galeria Lume Ver mapa

Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa

Telefone: (11) 3704-6268

A partir do fim de semana dos dias 30 e 31 de março de 2019, a Galeria Lume recebe a exposição pop-up "Swift's Machine", parceria com a galeria belga Levy.Delval, de Bruxelas. A mostra, com texto curatorial de Théo-Mario Coppola, apresenta ao público trabalhos do francês Claude Closky e dos americanos Cheryl Donegan e Kenneth Goldsmith, artistas conceituais que ao longo de suas trajetórias, integraram novas mídias e a internet a suas pesquisas e produções artísticas. Todos eles fazem uso da tecnologia a partir do ponto de vista do usuário, subvertendo, entretanto, suas funções originais. Em cartaz até 5 de maio de 2019, a mostra tem entrada livre e gratuita. A iniciativa integra a Condo São Paulo 2019, projeto colaborativo entre galerias de arte que ocorre anualmente em Londres e Nova York desde 2016 e que chega à sua segunda edição na capital paulista. Entre os dias 2 de abril e 31 de maio, a Galeria Lume recebe ainda "Serenata", individual de Florian Raiss.

Obra de Cheryl Donegan. Crédito: Galeria Levy.Delval / Divulgação.

Desde o início dos anos 90, a concepção de interatividade de Claude Closky é, muitas vezes, tão simples e ilusória que tende ao absurdo. Ele também usa algoritmos para produzir textos. No final da mesma década, Kenneth Goldsmith lançou o ubuweb.com, banco de dados vanguardista, que toma como base seu ponto de vista apropriacionista. Suas pesquisas sobre o assunto podem ser abordadas através de seus ensaios, como Wasting Time On The Internet (2016).

Desde o início dos anos 2000, Cheryl Donegan usa ferramentas online amigáveis ao consumidor para a criação de padrões, que dão continuação a seus vídeos e são base de suas pinturas e colagens. A artista também incorporou um blog e utilização das redes sociais como parte de sua prática.

Sobre a Condo SP 2019
Através de uma rede de compartilhamento, a cada edição do projeto colaborativo vários espaços de arte de uma mesma cidade recebem galerias e artistas internacionais para ocuparem seus espaços. Em formato mais ambicioso, o projeto retorna a São Paulo pelo segundo ano consecutivo, desta vez apresentando 11 galerias internacionais, em nove diferentes espaços da capital paulista. Para mais informações sobre a Condo São Paulo 2019, acesse o site do projeto.

Serviço
Galeria Lume recebe Levy.Delval na Condo São Paulo 2019
Exposição: "Swift's Machine", de Claude Closky, Cheryl Donegan e Kenneth Goldsmith.
Datas e horários: Abertura dias 30 e 31 de março, das 14h às 18h. Em cartaz até 5 de maio de 2019. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h | sábados, das 11h às 15h.
Local: Galeria Lume | Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.