AGENDA DAS ARTES

Voltar

Supernova Sergio Coimbra

Artistas: Sergio Coimbra

Curadoria: Marcello Dantas

De 29/3 a 28/6

ArtEEdições Galeria Ver mapa

Endereço: Rua Estados Unidos, 1162 - Jardins

Telefone: (11) 3031-0142

Fotógrafo reconhecido por tratar a gastronomia como uma expressão da arte, Sergio Coimbra assume o protagonismo de sua obra em sua próxima exposição "Supernova Sergio Coimbra". Em cartaz na ArtEEdições Galeria entre os dias 29 de março e 28 de junho de 2019, a mostra conta com curadoria de Marcello Dantas e também uma obra imersiva em destaque na próxima edição da SP-Arte, de 03 a 07 de abril. A entrada na galeria é livre e gratuita.

Sergio Coimbra, Série Supernova. Crédito: Sergio Coimbra / Divulgação.

Em uma sessão de fotos feitas na Itália com o chef Massimiliano Alajmo de Padova, Coimbra utilizou-se de uma técnica que denominou como spin e transformou ingredientes corriqueiros da cozinha, em cenas que lembram a forte explosão de cores e elementos em colisão, com grande similaridade ao evento cósmico que leva o nome de supernova. A partir destas imagens, nasceu a mostra e a obra imersiva que retratam um dos fenômenos mais fascinantes do universo.

Para SP-Arte 2019 será exibida parte do novo trabalho e a obra imersiva inédita Supernova – Domo, em que o espectador se deita como se fosse observar o céu por meio de um planetário - feito por um domo digital de cinco metros de diâmetro - que conta com projeções destas fotografias, onde o público poderá enxergar as luzes e beleza de um céu imaginário, repleto de supernovas. Uma visão poética da astronomia, por meio da gastronomia.

Já na ArtEEdições Galeria, será exibida a série completa com 13 obras, que estabelecem uma nova relação espacial para a arte, o teto. Por meio de pendentes de teto retro iluminados, as obras destacam e expandem a compreensão da imagem e dos ingredientes. Mais uma vez nesse projeto, Coimbra reforça o conceito de enxergar algo que está além do comum e trivial.

Para o curador da exposição Marcello Dantas, o macro, o universo e o desconhecido estão todos representados nas imagens de Coimbra, que borram as noções estabelecidas do que pode ser o espaço. “Esta série nos propõe a refletir sobre onde estamos na fronteira da razão e da imersão. É sobre ver coisas grandiosas nas pequenas coisas, como o universo em um grão de comida. É enxergar o planetário na dimensão de um prato e perceber a luz transformar tudo em volta”, afirma.

Na maioria dos casos, as imagens de uma supernova são frutos de uma simulação digital, produzidas por astrônomos a partir de uma reconstituição das ondas eletromagnéticas geradas no acontecimento que se quer ilustrar. Para sua interpretação acidental, Coimbra se aproveita de elementos do cotidiano, como os alimentos, e narra o crepúsculo de uma estrela de uma maneira nunca vista e, por isso mesmo, pela primeira vez registrada.

Sergio Coimbra, Série Supernova. Crédito: Sergio Coimbra / Divulgação.

Sobre o artista
Sergio Coimbra é um dos principais fotógrafos de alta gastronomia do mundo. Em 2011 ganhou o concurso do Festival Internacional de la Photographie Culinaire, de Paris, na França e em 2012 o prêmio de fotografia do 17th Gourmand Cook Book Award.

Coimbra criou um estúdio que se dedica exclusivamente à fotografia de alimentos com os chefs. Seu foco na gastronomia deriva de seu interesse em sabores e estética, em particular da relação entre luz e textura. Já fotografou pratos de chefs famosos e conhecidos mundialmente, como Alex Atala, Massimo Bottura, Heston Blumenthal, Daniel Humm, Irmãos Roca, Quique DaCosta, Gaggan Anand, Grant Archatz, Sawada e Mitsuharu Tsumura, dentre outros, transformando-os em obras de arte.

Publicou livros de grandes nomes da gastronomia mundial, como Chocolat, de Pierre Hermé; Fluidità e 178 hore in Brasile, dos irmãos Massimiliano e Raffaele Alajmo; Redescobrindo Ingredientes Brasileiros, de Alex Atala; Cozinha Brasileira de Vanguarda de Felipe Bronze; 3 Quique DaCosta, do Chefe Quique DaCosta; e Satoyama, de Yoshihiro Narisawa, que será publicado no meio do segundo semestre de 2019 pela editora Taschen.

Sergio Coimbra. Crédito: Sergio Coimbra / Divulgação.

Serviço
Exposição: "Supernova Sergio Coimbra", com curadoria de Marcello Dantas.
Datas e horários: De 29 de março a 28 de junho de 2019. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h (recomenda-se agendamento prévio). Na SP-Arte 2019 a obra imersiva Supernova – Domo permanece em exibição ao público da feira de 3 a 7 de abril de 2019 (mais informações aqui).
Local: ArtEEdições Galeria | Rua Estados Unidos, 1162 - Jardim América, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.