AGENDA DAS ARTES

Voltar

Superfície líquida

Artistas: Vários

Curadoria: Paula Rocha

De 2/6 a 30/6

Fauna Galeria Ver mapa

Endereço: Rua Tangará, 132 - Vila Mariana

Telefone: (11) 3668-6572

A Fauna Galeria, espaço dedicado exclusivamente à fotografia contemporânea, apresenta a partir do dia 2 de junho a exposição “Superfície Líquida”, coletiva com os fotógrafos Klaus Mitteldorf, Bruno Alves, Demian Jacob, Peu Mello, Rafael Uzai e Roberto Moura. A mostra traz um panorama da fotografia de surfe no Brasil e fica em cartaz até 30 de junho. Com curadoria de Paula Rocha, “Superfície Líquida” tem como objetivo mostrar a evolução do surfe – enquanto esporte e lifestyle – no Brasil.

Klaus Mitteldorf (Divulgação)

 

Klaus Mitteldorf abre seu arquivo lendário e apresenta fotografias do surfe old school da década de 1970. Enquanto cursava arquitetura, em 1974, Mitteldorf se deparou com amigos surfistas e começou a fotografa-los. No ano seguinte, ele lançou “Terral”, o primeiro filme brasileiro sobre surfe e, a partir daí, passou a documentar o esporte – ainda pouco conhecido na época – e trocou a arquitetura pelo fotojornalismo. Assim começava a trajetória de um dos mais renomados nomes da fotografia de surfe que carrega, hoje, mais de 80 prêmios mundiais de fotografia.

O paulistano Bruno Alves é repórter fotográfico de povos, da natureza, da cultura, dos esportes e da aventura. Foi fundador e primeiro fotógrafo da premiada revista Fluir, veículo 100% dedicado à cobertura do surfe e ao longo de sua carreira passou por mais de 50 países. Em “Superfície Líquida” ele apresenta uma seleção com as imagens mais marcantes de seus quarenta anos de carreira.

Bruno Alves (Divulgação)

O carioca Demian Jacob possui um trabalho direcionado à percepção de novas paisagens e à relação do homem com o espaço geográfico. A pesquisa do fotógrafo é baseada na busca de agentes transformadores na poesia de espaço, ou seja, que mostrem o espaço com um movimento dinâmico. Nesta mostra ele apresenta registros analógicos, feitos com Polaroid e Super8.

O também carioca Peu Mello busca sua identidade artística no contraste do caos e da ordem e, como gosta de dizer, é adepto do improviso. Traça investigações em diversas linguagens, com desdobramentos na pintura, ilustração, fotografia e mobiliário. Munido de materiais variados como acrílica, látex, silk, giz, lápis, guache e café, ele explora as imperfeições e marcas das superfícies e apresentará uma instalação intuitiva no espaço da Fauna Galeria.

Klaus Mitteldorf, Surf Ubatuba - 30 x 43cm (Divulgação)

Já o artista carioca Rafael Uzai se inspira nas formas orgânicas de Burle Marx e no simbolismo de Oscar Niemeyer e busca fugir das simetrias, apresentando trabalhos que primam a qualidade orgânica. O diálogo com a natureza e o minimalismo são características marcantes em sua obra.

E Roberto Moura, natural do Rio de Janeiro, cidade que lhe inspirou a começar a fotografar, apresenta retratos feitos do surfe carioca e pelo mundo.

No decorrer do período expositivo da mostra, o público poderá conferir workshops e palestras com os fotógrafos e outros grandes nomes do surfe. As datas e horários do evento serão divulgados em breve.

Klaus Mitteldorf, Homem carrega prancha - 100 x 64cm (Divulgação)

serviço
Exposição: “Superfície Líquida”, com fotografias de Klaus Mitteldorf, Bruno Alves, Demian Jacob, Peu Mello e Rafael Uzai, e curadoria de Paula Rocha.
Datas e horários: Abertura dia 2 de junho, às 19h. Em cartaz até 30 de junho de 2016. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados com horário marcado (fauna@faunagaleria.com.br).
Local: Fauna Galeria | Rua Tangará, 132 - Vila Mariana.
Entrada gratuita.