AGENDA DAS ARTES

Voltar

Sol a pino

Artistas: Nuno Ramos

Curadoria: -

De 4/4 a 18/5

Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel - Galpão Ver mapa

Endereço: Rua James Holland, 71 - Barra Funda

Telefone: (11) 3392-3942

A galeria Fortes D’Aloia & Gabriel apresenta Sol a Pino de Nuno Ramos. A exposição dá protagonismo para a pintura, presente desde o início da carreira do artista. No entanto, a mostra também reúne desenhos inspirados na Antígona e vídeos das últimas performances de Ramos e ocorre de 4 de abril a 18 de maio no Galpão.

O artista transita entre diferentes linguagens tanto nas artes visuais como no teatro e na literatura, Ramos tem livros premiados e também atua como letrista. Além de versar em todas essas técnicas não é raro ver que todas elas também se misturam em alguns momentos.

Nuno Ramos. Sol a Pino 01, 2018. Encáustica, tinta a óleo, tecidos, plásticos e metais sobre madeira. Dimensões: 197x313x40 cm.

Sol a Pino expressa suas inquietações com o mundo contemporâneo e recebe esse nome porque as pinturas dessa série demonstram uma reflexão do artista a respeito de que espaço a pintura tem em sua trajetória. O artista sintetiza esse questionamento como um “desejo de solarização”, um empenho em buscar alegria em tempos sombrios.

Vista da exposição Sol a Pino de Nuno Ramos

O material utilizado para pintar é uma versão da encáustica - uma mistura de tinta a óleo, parafina, vaselina, e pó - que concede às pinturas “cores elétricas em superfícies pantanosas”. O método é feito a quente, ou seja, o material tem um curto tempo de esfriamento, o que exige que o artista produza mais rapidamente. Essa técnica transmite um certo risco e pouco controle do material, uma hipótese das motivações que levaram o artista a retornar para a pintura. As obras são feitas no chão e Ramos também faz uso de pelúcia, tecidos, câmaras de pneus, entre outros matérias para criar topografias em um processo que ele denomina “equalização das diferenças”.

As outras obras expostas contrastam com a potência solar e abordam temas mais mundanos. Os vídeos retratam a trilogia teatral Aos Vivos, criada para acontecer em paralelo às eleições presidenciais do último ano. A ideia foi de oferecer fones de ouvido aos atores para que eles recitassem falas dos candidatos simultâneamente. Em cada uma das peças o artista acrescentou um elemento externo para compor com as falas: uma bailarina rodopiante, trechos da Antígona e alguns diálogos e trilha sonora do filme Terra em Transe, de Glauber Rocha.Sol a Pino revela os contrastes e a potência da produção de Nuno Ramos. Vale a pena conferir!

Serviço
Sol a pino de Nuno Ramos
Datas e Horários: De terça a sexta das 10h as 19h. Aos Sábados das 10h as 18h
Local: Fortes D’Aloia & Gabriel - Galpão | Rua James Holland 71, Barra Funda
Entrada gratuita