AGENDA DAS ARTES

Voltar

Serenata

Artistas: Florian Raiss

Curadoria: Paulo Kassab Jr

De 3/4 a 31/5

Galeria Lume Ver mapa

Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa

Telefone: (11) 3704-6268

A obra de Florian Raiss expressa uma dualidade: de um lado, uma civilização marcada por um racionalismo erudito. Do outro, uma natureza mítica e primitiva. O artista busca representar o imaginário e o real de forma harmônica e inseparável. O fantástico, questões existenciais e uma discussão sobre a beleza e a complexidade do universo estão presentes no trabalho do artista. Para apresentar ao público trabalhos inéditos do artista, a Galeria Lume realizará de  3 de abril a 31 de maio a exibição Serenata primeira exposição individual do artista, após sua morte precoce em março de 2018.

Cerca de 30 obras de diferentes fases da carreira do artista, entre elas 8 inéditas estarão disponíveis para a apreciação do público. Desenhos e esculturas revelam as figuras que habitavam a psique de Raiss: quadrúpedes , sereias, centauros, seres enigmáticos, criaturas de um mundo onírico, todos tem em comum sentimentos impenetráveis. Para Paulo Kassab Jr, que assina o texto curatorial da exposição, "Talvez eles sejam o espelho do artista ou nem sejam reproduções, mas simples formas simbólicas nas quais Florian transforma a realidade em objeto".

As representações utilizadas pelo artista remetem a sua trajetória de vida e refletem a fixação do artista pelas figuras humanas. "O desenho me levou à escultura, que surgiu como uma necessidade de materializar figuras que eu tinha em mente", enfatiza o artista em um de seus depoimentos. Seus trabalhos refletem a máxima do mínimo recurso com o máximo de expressão. A delicadeza e a sensibilidade são perceptíveis nas obras do artista, o que se verifica na série Azul na qual os olhares são de extrema vivacidade.

Obra de Florian Reiss - Série Azul 

As obras de Reiss já estiveram em diversas exposições individuais e coletivas em importantes instituições, museus e galerias do Brasil e do exterior. Em São Paulo possui a obra pública, Quadrúpede, escultura instalada no Parque do Povo. Seus trabalhos também integram acervos de importante instituições, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), o Museu Afro Brasil, também de São Paulo e do Museo de la Solidariedad Salvador Allende, de Santiago do Chile.

Serviço
Exposição: Serenata, individual de Florian Raiss
Datas e horários: de 3 de abril a 31 de maio de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Aos sábados, das 11h às 15h
Local: Galeria Lume | Rua Gumercindo Saraiva, 54, Jardim Europa.
Entrada livre e gratuita.