AGENDA DAS ARTES

Voltar

São Paulo: três ensaios visuais

Artistas: Vários

Curadoria: Guilherme Wisnik

De 20/9 a 28/4

Instituto Moreira Salles Paulista Ver mapa

Endereço: Avenida Paulista, 2424 - São Paulo, SP

Telefone: (11) 2842-9120

IMS Paulista apresenta a mostra "São Paulo: três ensaios visuais", com curadoria de Guilherme Wisnik, até 28 de abril de 2019. A projeção em exibição desde a inauguração do IMS Paulista e de seu Estúdio, espaço que dá acesso digital ao acervo fotográfico do instituto, é dedicada à capital paulista e seus personagens. O projeto "Câmera aberta" do artista alemão Michael Wesely, em exibição no meso espaço, também pode ser visitado até o dia 28 de abril. A entrada é livre e gratuita.


Homens conversando em banco de praça- Vincenzo Pastore – 1910 circa.

Com duração de aproximadamente 20 minutos, "São Paulo, três ensaios visuais" resgata os personagens da cidade, com fotografias feitas a partir de 1862, como as de Militão Augusto de Azevedo, passando pelo século XX, com imagens como as de Alice Brill, até chegar ao século XXI e às fotos de Mauro Restiffe, entre outros. A comunicação visual da cidade é apresentada desde os muros pintados do século XIX até seus luminosos e outdoors dos séculos XX e XXI. O ensaio visual também acompanha as grandes transformações que a cidade sofreu. Em 100 anos, deixou de ser um vilarejo para estar entre as grandes metrópoles do mundo. Além de fotógrafos do acervo do IMS, como Vincenzo Pastore, Hildegard Rosenthal e Thomaz Farkas, também há na mostra trabalhos de Cássio Vasconcellos, Cristiano Mascaro, Tuca Vieira, Tatewaki Nio, Raul Garcez, João Musa e Josef Bernardelli.

Serviço
Exposição: "São Paulo, três ensaios visuais", com curadoria de Guilherme Wisnik.
Datas e horários: De 20 de setembro de 2017 a 28 de abril de 2019. De terça a domingo, das 10h às 20h; quinta, das 10h às 22h.
Local: IMS Paulista (Estúdio) | Avenida Paulista, 2424.
Entrada livre e gratuita.