AGENDA DAS ARTES

Voltar

Robert Barry

Artistas: Robert Barry

Curadoria: -

De 30/3 a 18/5

Galeria Jaqueline Martins Ver mapa

Endereço: R. Dr. Cesário Mota Júnior, 443 - Vila Buarque

Telefone: (11) 2628-1943

Entre os dias 30 de março e 18 de maio de 2019, a Galeria Jaqueline Martins apresenta instalações compostas por pinturas, filmes super 8mm, textos e trabalhos em papel, todas inéditas no Brasil - e desenvolvidas especialmente para a Galeria - do artista americano Robert Barry A exposição integra a Condo São Paulo 2019, projeto colaborativo entre galerias de arte que ocorre anualmente em Londres e Nova York desde 2016 e que chega à sua segunda edição na capital paulista. A entrada é livre e gratuita.

Robert Barry, Personal Atlantic City, 2015. Foto: Reprodução.

Após um início de carreira em que utilizava pinturas monocromáticas, e sua disposição em conjunto, para realçar as características do espaço expositivo junto ao espectador, Robert Barry (Nova York, 1936) abandonou totalmente a pintura convencional em 1967 e deu início a uma breve série de instalações compostas por fios de nylon transparentes, gases, radiação e energia eletromagnética. Todos materiais invisíveis com os quais o artista se alinhava à busca pela “desmaterialização do objeto” na arte, um dos principais eixos da arte conceitual nos anos 60.

Em 1969, em mais uma mudança radical, Barry abandona esta série de trabalhos invisíveis (convicto de que eles ainda se relacionavam a uma dimensão física e mensurável) e passa a incorporar textos em seus trabalhos, ambicionando uma comunicação mais direta com os espectadores e uma dinâmica em que os próprios pensamentos do público em relação aos textos do artista passam também a se tornar parte do trabalho. Desde então, foi através da linguagem direta e textual, sua potência gráfica e comunicativa que seus trabalhos se desenvolveram e tornaram Barry (ao lado de nomes como Lawrence Weiner, Ed RuschaJohn Baldessari e Mel Bochner) um dos grandes artistas conceituais norte-americanos a trabalhar com as diversas potencialidades do texto escrito.

Sobre a Condo SP 2019
Através de uma rede de compartilhamento, a cada edição do projeto colaborativo vários espaços de arte de uma mesma cidade recebem galerias e artistas internacionais para ocuparem seus espaços. Em formato mais ambicioso, o projeto retorna a São Paulo pelo segundo ano consecutivo, desta vez apresentando 11 galerias internacionais, em nove diferentes espaços da capital paulista. Para mais informações sobre a Condo São Paulo 2019, acesse o site do projeto.

Vistas da Galeria Jaqueline Martins. A mostra segue em cartaz até maio de 2019. Foto: Reprodução.

Serviço
Exposição: Individual de Robert Barry.
Datas e horários: Abertura dia 30 e 31 de março de 2019, sábado e domingo, das 14h às 18h. Em cartaz até 18 de maio de 2019. De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 12h às 17h.
Local: Galeria Jaqueline Martins | Rua Dr. Cesário Mota Junior, 433 - Vila Buarque, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.