AGENDA DAS ARTES

Voltar

Retrospectiva IR: pinturas de Irmgard Longman

Artistas: Irmgard Longman

Curadoria: -

De 21/10 a 4/11

FACE Gabinete de Arte Ver mapa

Endereço: Rua Cunha Gago, 208 - Pinheiros, São Paulo - SP

Telefone: (11) 3813-7330

Revisitando 55 anos de carreira, a FACE Gabinete de Arte apresenta uma retrospectiva com aproximadamente 30 trabalhos da pintora Irmgard Longman. Alemã naturalizada brasileira, Irmgard criou ao longo de sua vida uma produção de pinturas a óleo, aquarelas e desenhos em consonância com as principais discussões de seu tempo, em especial com o expressionismo. A mostra permanece em cartaz entre os dias 21 de outubro e 4 de novembro de 2017, com entrada livre e gratuita.

Irmgard Longman, Noite Azul, sem data (Divulgação)

Aluna de Yolanda Mohalyi, de quem herdou o domínio da cor, a artista circulou no ambiente efervescente da São Paulo dos anos 50 e 60, tendo artistas como Mira Schendel e Samson Flexor, o filósofo Vilém Flusser e o arquiteto Rino Levi como alguns de seus amigos e interlocutores mais próximos.

Experimentando técnicas e temas, sua pintura começa com naturezas mortas, interiores e paisagens até os anos 1970, quando se volta para o crescimento da cidade, do urbano e sua preocupação com o homem neste cenário. São justamente da série Dens-Cidades suas pinturas em maior dimensão, algumas delas apresentadas agora pela primeira vez. Finalmente, alguns de seus trabalhos ecoam acontecimentos políticos de seu tempo, como a guerra do Vietnam ou a Marcha sobre Washington liderada por Martin Luther King, sempre a partir de uma perspectiva intimista.

“O que encontrei nesse caminho, exponho agora: meus trabalhos, minha pintura vivida com bastante isolamento e silêncio e com a qual me apresento como artista e cidadã brasileira – embora como todos nós, hoje, cidadã do mundo” – palavras de Irmgard, hoje com 98 anos.

Irmgard Longman nasceu na cidade de Wiesbaden, Alemanha, em 1919.  Fez grandes exposições no MAC (1982 e 1992) e no Museu Lasar Segall (2001, com curadoria de Marcelo Araújo).

Irmgard Longman, Marcha cinza pela paz, 1986 (Divulgação)

Serviço
Exposição: "Retrospectiva IR: pinturas de Irmgard Longman"
Datas e horários: Abertura dia 21 de outubro, às 11h. Em cartaz até 4 de novembro de 2017. De terça a sexta, das 11h às 19h; sábado, das 11h às 15h
Local: FACE - Gabinete de Arte | Rua Cunha Gago, 208 – Pinheiros, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.