AGENDA DAS ARTES

Voltar

Retratos do Teatro

Artistas: Bob Sousa

Curadoria: Fernanda Paola

De 2/3 a 2/5

Espaço Cult Ver mapa

Endereço: Rua Aspicuelta, 99 - Vila Madalena

Telefone: (11) 3032-2800

Um recorte da cena teatral paulistana da última década, incluindo também fotos de montagens assinadas por companhias de outros estados, que passaram pela cidade de São Paulo. Assim pode ser definida a mostra "Retratos do Teatro", do fotógrafo paulistano Bob Sousa, que será aberta dia 2 de março, no Espaço Cult, na Vila Madalena. Com curadoria de Fernanda Paola e texto de apresentação assinado pelo doutor em literatura brasileira pela USP e crítico de teatro Wellington Andrade, a mostra traz 50 imagens de diversos espetáculos teatrais e recebe visitantes até o dia 2 de maio, com entrada gratuita.

Maria Alice Vergueiro, Luciano Chirolli e Danilo Grangheia em “As Três Velhas” (Foto: Bob Sousa)

Entre as companhias registradas pelas lentes de Bob Sousa estão diversos dos mais expressivos grupos da cena teatral, como o Grupo Macunaíma (de Antunes Filho), o Teatro Oficina Uzyna Uzona (de José Celso Martinez Corrêa), a Cia dos Satyros (de Ivam Cabrale Rodolfo Gracia Vazquez), Cia Razões Inversas (de Marcio Aurelio), Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, entre outros.

Dentre alguns dos importantes nomes de artistas que passaram pelos palcos paulistanos e foram fotografados, em cena, por Bob estão Debora Falabella, Juliana Galdino, Caco Ciocler, Maria Alice Vergueiro, Marco Ricca, Pascoal da Conceição, Georgete Fadel, Bel Teixeira, Bel Garcia, Mario Bortolotto, Mel Lisboa e Samir Yazbek.

José Celso Martinez Corrêa em “O Banquete”, do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona (Foto: Bob Sousa)

Olhar
Amante das artes cênicas, as imagens são fruto de mais de uma década de registros fotográficos capturados por Bob Sousa nos mais diversos espaços teatrais da cidade. Sobre a exposição, realizada numa parceria entre o Espaço Cult e o Studio Firma (também responsável pela cenografia e pela linguagem visual do projeto), Bob Sousa se diz privilegiado por “ter participado de um período tão efervescente da cena teatral paulistana e ver nascer e (re)nascer companhias e propostas artísticas tão relevantes”. Ele acrescenta ainda que “a ideia da exposição, que partiu de um convite do Espaço Cult, surgiu da necessidade de representar esse cenário e rememorar artistas e obras que figuram no meu imaginário e de grande parte do público teatral da cidade.”

Sobre o fotógrafo
Bob Sousa é autor do livro "Retratos do teatro", pela Editora Unesp e um dos mais requisitados fotógrafos de teatro do Brasil. Na primeira década deste século, os mais importantes espetáculos encenados em São Paulo foram captados por seu olhar criativo. Suas imagens já foram publicadas em jornais como Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, em revistas como Bravo!, Veja São Paulo, CULT e Época São Paulo, e em diversos sites. Parte de seu acervo está disponível para acesso gratuito na página www.acervodigital.unesp.br, vinculada à Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde concluiu o mestrado em Artes. O site oficial do fotógrafo é: www.bobsousa.com.br

Caco Ciocler em “45 minutos” (Foto: Bob Sousa)

serviço
Exposição: "Retratos do Teatro" de Bob Sousa e curadoria de Fernanda Paola.
Datas e horários: Abertura dia 2 de março, às 19h. Em cartaz entre 2 de março e 2 de maio de 2016. De segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.
Local: Espaço Cult | Rua Aspicuelta, 99 - Vila Madalena.
Entrada gratuita.