AGENDA DAS ARTES

Voltar

Retrato - Território da Fotografia

Artistas: Varios

Curadoria: Rubens Fernandes Junior

De 10/4 a 4/6

MAB - Museu de Arte Brasileira | FAAP Ver mapa

Endereço: Rua Alagoas, 903 - Prédio 1 - Higienópolis

Telefone: (11) 3662-7198

Para celebrar os 70 anos da FAAP, o MAB-FAAP expõe, no Salão Cultural, produções de importantes fotógrafos brasileiros e estrangeiros.

Pierre Verger, Bob Gruen, Bob Wolfenson, Mario Testino, J.R. Duran, Klaus Mitteldorf, Luiz Tripolli, entre outros grandes fotógrafos, nacionais e internacionais, estarão juntos na exposição "Retrato - Território da Fotografia", que o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) inaugura no próximo dia 10 de abril. Gratuita, a mostra começa com um recorte histórico onde são distribuídos trabalhos fotográficos do século XIX e princípios do século XX.


Bob Wolfenson. Mariza.

Com curadoria do pesquisador e crítico de fotografia, prof. Rubens Fernandes Junior, também diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, a exposição está dividida em subtemas, entre os quais Clássicos, Moda, Cultura Pop, Artistas Visuais, Corpo e Retratos em Grupos. A mostra traz ainda outros recortes, devido ao número maior de obras no acervo do MAB, como a coleção de imagens de autoria de Lívia Aquino e outro com fotos de Otto Stupakoff. Ao todo, a mostra contará com cerca de 130 imagens.

O objetivo da exposição é indicar o retrato como um dos gêneros mais populares da fotografia, a partir de uma seleção de imagens que pertencem ao acervo do MAB-FAAP. "O retrato é o primeiro território da fotografia consolidado ao longo dos mais de 170 anos de história. Com este recorte, será possível atestar as diversas mudanças tecnológicas pelas quais passou a fotografia e a série de procedimentos técnicos que alterou profundamente os métodos e os estilos de representação", diz o curador.


Lívia Aquino

No espaço destinado aos Clássicos, o público poderá apreciar, por exemplo, imagens do francês Jean Moral; do alemão Horst P. Horst - conhecido como mestre da luz e da composição; do francês Pierre Verger - que viveu grande parte da sua vida em Salvador, na Bahia, direcionando suas pesquisas para os aspectos religiosos do candomblé; e de German Lorca, um dos precursores da fotografia moderna brasileira.

Já na seção destinada às fotografias de Moda, estão nomes como Erwin Blumenfeld - autor de extensa produção em 35 anos de trabalho, homenageado em exposição individual no MAB em 2014; e Bob Wolfenson, uma das referências nacionais como retratista, fotógrafo de nu e de moda, que transita entre a publicidade e a arte, e que também já teve seus trabalhos expostos no museu da FAAP em 2004 e 2007.


Klaus Mitteldorf. Papillon, 1987. 70 x 90 cm

O público poderá ver ainda, na área Cultura Pop, retratos feitos por Bob Gruen, conhecido por suas fotografias de rock'n'roll,e que já esteve presente em exposição individual no MAB em 2007, e Iolanda Huzak, cujas produções discutem predominantemente a mulher, o trabalho e a infância, entre outros.

Em Artistas Visuais, será possível ver retratados artistas visuais brasileiros consagrados, clicados pelo fotógrafo e jornalista Juan Esteves, por Valdir Cruz, e por Miro, um dos fotógrafos de publicidade mais influentes no Brasil, que possui um estilo influenciado pelas artes cênicas. Na seção O Corpo, nomes como Luiz Tripolli, J.R. Duran e Klaus Mitteldorf. Este último homenageado em exposição individual no MAB-FAAP em 2013.

Os fotógrafos que retrataram Grupos também ganham espaço especial na exposição.  Nesta área, estão nomes como Pierre Verger, Bob Wolfenson e Mario Testino - que também já teve suas obras em mostra individual no MAB- FAAP em dois momentos: 1998 e 2014.

Gratuita, a mostra estará aberta ao público até 4 de junho, de segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 10h às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. O museu é fechado às terças-feiras.

Eterna Trilogia
Na Sala MAB, outro espaço do museu, o público poderá conferir também a exposição Eterna Trilogia, de longa duração, com 103 obras do acervo do MAB-FAAP, entre pinturas, desenhos e esculturas.

A mostra traz ainda quatro exposições internas que se revezarão ao longo do ano em comemoração aos 70 anos da FAAP. Até 30 de abril, Obras-primas, que será substituída por Abrindo arquivos. A história do projeto do edifício sede da FAAP, com imagens, plantas e obras que relembram a construção do edifício principal, cujo projeto é do francês Auguste Perret. Em agosto, o espaço será voltado para Coleção Moda no Acervo do MAB, com criações de estilistas brasileiros contemporâneos. Para fechar o ano, a mostra 70 + 30  com a participação da Faculdade de Artes Plásticas e registros e trabalhos dos alunos dos cursos de Artes Visuais, Moda, Design e Arquitetura.

Serviço:
Retrato - Território da Fotografia
Exposição inédita com cerca de 130 retratos de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, que estão no acervo do MAB-FAAP. Reúne nomes como Horst P. Horst, Erwin Blumenfeld, Bob Gruen, Miro, Klaus Mitteldorf, Valdir Cruz, Bob Wolfenson e Mario Testino. As obras serão apresentadas em núcleos como Clássicos, Moda, Cultura Pop, Artistas Visuais, O Corpo, Grupos, entre outros.
Período de visitação: 10/4 a 04/6/2017
Local: MAB-FAAP
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200      
Entrada: gratuita