AGENDA CULTURAL

Voltar

RESERVA EM OBRAS

Artistas: Varios

Curadoria: MAC USP

A partir de 6/5

MAC - Museu de Arte Contemporânea Ver mapa

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera

Telefone: (11) 2648-0254

Enquanto acontecem as reformas de adaptação de sua reserva técnica – o espaço em que ficam guardadas as obras que não estão em exposição – o Museu de Arte Contemporânea da USP mostra ao público, a partir de 6 de maio, às 11 horas, parte de sua coleção “em trânsito”. São 60 obras, entre pinturas e esculturas, de artistas como Waldemar Cordeiro, Maria Bonomi, Antonio Lizárraga, John Graz, Karl Hartung, Manabu Mabe, Yolanda Mohalyi, Antoni Tápies, Serge Poliakoff, Mary Vieira, Anatol Wladyslaw e muitos outros.

Desde 2012, o MAC USP ocupa o edifício projetado por Oscar Niemeyer, juntamente com os demais pavilhões do Parque Ibirapuera, por ocasião do 4º centenário da cidade de São Paulo. Nesse período já realizou 36 exposições, todas de acesso gratuito ao público. Mas não é tarefa simples transformar um monumento da arquitetura moderna do Brasil em espaço museológico para abrigar uma das mais importantes coleções públicas de arte moderna e contemporânea do continente.


Antoni Tàpies- Ásia, 1951. Óleo sobre tela

Assim, o MAC USP continua com uma série de reformas e adaptações, principalmente depois que a Universidade de São Paulo decidiu concentrar toda a estrutura do Museu em sua nova sede. Em 2016 foram iniciadas reformas importantes, como a construção de salas de aula, áreas administrativas, ampliação do espaço para a Biblioteca e Arquivo. Ainda este ano, o Museu receberá, após licitação pública, um restaurante e uma cafeteria, além de loja e livraria. No entanto, a mais importante das reformas é a que vai adequar os espaços para recebimento dos acervos do Museu.

As obras exibidas nos andares intitulados Reserva em obras não são articuladas por um tema específico, ou por escolhas curatoriais fechadas, mas atestam o trabalho cotidiano realizado por técnicos e docentes para sua preservação e pesquisa, compondo assim laboratórios abertos para que novas articulações possam ser feitas. Afinal, expor é antes de tudo um modo de preservar.


Barbara Hepworth- Cantante Domino, 1958. Bronze patinado.

Serviço: 
Exposição: Reserva em Obras
Curadoria: MAC USP
Abertura: 6 de maio de 2017, a partir das 11 horas
Encerramento: longa duração, sem data de encerramento agendada
Local: MAC USP                  
Entrada gratuita
www.mac.usp.br