AGENDA DAS ARTES

Voltar

Relevos: Olhar-Gesto-Objeto

Artistas: Luciano Figueiredo

Curadoria: -

De 1/10 a 7/11

Galeria Leme/AD Ver mapa

Endereço: Avenida Valdemar Ferreira, 130 - Butantã

Telefone: (11) 3093-8184

A Galeria Leme inaugura no dia 1º de outubro a mostra “Relevos: Olhar-Gesto-Objeto”, primeira individual de Luciano Figueiredo no espaço. Serão exibidas obras abstratas-geométricas de uma nova série realizada pelo artista cearense este ano. São quadros pintados em acrílica, que saltam da parede como dobraduras.

Os trabalhos exploram relevos, pintura e objetos. Relevo porque eles se desdobram da parede; pintura porque se colocam na parede; e objeto porque impõem sua materialidade própria além da parede. Segundo Paulo Venancio Filho, autor do texto de apresentação, “‘invenção’ seria certamente como denominá-los com maior precisão”.

Sobre o artista
Luciano Figueiredo (Fortaleza, Brasil, 1948) vive e trabalha no Rio de Janeiro. Iniciou-se na pintura nos anos 1960 com Adam Firnekaes, pintor e musico da escola Bauhaus, Alemanha. Transitando por Salvador e Rio de Janeiro no período de sua formação participa com frequência de exposições coletivas e movimentos culturais.

Afirmou-se como expoente no movimento da chamada contracultura no Brasil na década de 1970, através de realizações de cenografias para espetáculos de música, projetos gráficos, cinema e principalmente a sua participação na histórica publicação Navilouca. Neste período sua produção é muito marcada pelas colaborações de caráter experimental e interdisciplinar.

Residiu em Londres entre 1972 e 1978, realizando estudos de História da Arte e de Literatura Inglesa. Neste mesmo período, iniciou sua pesquisa utilizando-se de páginas impressas de jornal, seguindo o fluxo das experimentações com seus poemas visuais realizados com recortes de palavras, manchas de cor, majoritariamente utilizando os  tablóides ingleses. Esta pesquisa o levou, a partir de 1975, à construções de objetos tridimensionais com colagens, malhas de arames, e relevos monocromáticos, representadas nas exposições que realizou em galerias de arte no Rio de Janeiro e São Paulo a partir de 1984.

Luciano Figueiredo, Relevo, 2015 (acrílica sobre tela, 74 x 79 x 4 cm) / Cortesia Galeria Leme

Luciano Figueiredo, Relevo, 2015 (acrílica sobre tela, 57 x 57 x 4 cm) / Cortesia Galeria Leme

Luciano Figueiredo, Relevo, 2015 (acrílica sobre tela, 114 x 114 x 4 cm) / Cortesia Galeria Leme

serviço
Exposição: "Relevos: Olhar-Gesto-Objeto", de Luciano Figueiredo.
Datas e horários: Abertura dia 1 de outubro, às 19h. Em cartaz até 7 de Novembro de 2015. De terça a sexta, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 17h.
Local: Galeria Leme | Av. Valdemar Ferreira, 130 - Butantã.
Entrada franca.