AGENDA DAS ARTES

Voltar

Rehearsal with Props

Artistas: Stephen Dean

Curadoria: -

De 9/2 a 16/3

Casa Triângulo Ver mapa

Endereço: R. Estados Unidos, 1324 - Jardins

Telefone: 11 3167-5621

Entre os dias 9 de fevereiro e 16 de março de 2019, a Casa Triangulo apresenta a terceira individual do artista franco-americano Stephen Dean na galeria, “Rehearsal with Props” (“Ensaio com Acessórios”). A mostra reúne trabalhos criados em vidro dicroico e aquarela que continuam a expandir os limites da cor ao entrelaçar as noções de transparência e duração. A galeria exibe, simultaneamente, a exposição individual de Tony Camargo, "Num Logo Lugar". Ambas as mostras possuem entrada livre e gratuita.

Stephen Dean, Ladder. Foto: Divulgação.

Interessado nas características conceituais e perceptivas do vidro, o artista utilizou o material ao longo de toda a sua carreira. Vidro, para Dean, encarnado em suas qualidades de reflexibilidade, transparência e mutabilidade fluida, realça a transitoriedade temporal do mundo observado.

Na galeria, sua famosa escultura Ladder (Escada), uma escada sem base fixa com painéis de vidro dicroico, ao mesmo tempo reflexivos e translúcidos, parece estar em constante estado de transformação. A obra é uma escultura para além de si. Vista de perto, percebe-se densidade e saturação estranhas. Mesmo sua estrutura, toda preta, muda de tonalidade. Quando vista mais de longe, a obra se espalha no ambiente deixando difícil distinguir suas reflexões, suas projeções e suas sombras.

Stephen Dean, Rehearsal with props, 2018. Aquarela e vidro, 30 x 30 x 5 cm. Foto: Divulgação

Na série Rehearsal with props, Dean põe em cena uma sintaxe quebrada ao justapor elementos de vidro e aquarelas. Etéreos e reminiscentes de fenômenos naturais, o fundo pintado entra em choque com o reflexo colorido do vidro, nunca revelando uma figura completa. Sua aparente simplicidade esconde o fato de que esses trabalhos operam de modo sofisticado: de movimentos sutis a gestos extraordinários - acompanhados sempre de instabilidade.

“As obras de Dean lidam de modo abstrato com o espaço, tanto geográfico quanto conceitual. O que conecta sua série é uma combinação de identificação comunal e especificidade no contexto das condições técnicas que nos cerca". Sara Reisman, diretora da Rubin foundation, Nova Iorque.

Paralelamente à exposição, em março, Dean apresentará a instalação Enigma of Arrival (Enigma de Chegada) nas janelas da Hermes no Shopping Iguatemi.

Stephen Dean, Rehearsal with props, 2018. Aquarela e vidro, 30 x 30 x 5 cm. Foto: Divulgação.

Serviço
Exposição: "Rehearsal with Props", de Stephen Dean.
Datas e horários: Abertura dia 9 de fevereiro, sábado, às 14h. Em cartaz até 16 de março de 2019. De segunda a sábado, das 10h às 19h.
Local: Casa Triângulo | Rua Estados Unidos, 1324 - Jardim América, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.