AGENDA DAS ARTES

Voltar

Registros/ Records

Artistas: Nazareth Pacheco

Curadoria: -

De 18/5 a 8/6

Galeria Kogan Amaro Ver mapa

Endereço: Alameda Franca, 1054 - Jardim Paulista

Telefone: (11) 3045-0944

A galeria Kogan Amaro (antiga Emmathomas) apresenta "Registros/Records" de Nazareth Pacheco. A exposição fica em cartaz de 18 de maio a 8 de junho e reúne obras dos últimos 5 anos da trajetória da artista, período no qual ela passou pelo luto da perda de seus pais - figuras centrais em sua vida- e sofreu uma série de intervenções cirúrgicas em seu corpo, em razão de um problema congênito diagnosticado desde sua infância. 

Nazareth Pacheco. Dele (2018). Crédito: Divulgação

Um dos temas proeminentes na obra de Pacheco é a questão da mulher, característica comum nas artístas da geração a que pertence (anos 1980-1990). A artista se apropriou das próprias modificações corporais a que esteve submetida para produzir suas obras. seu mergulho no passado deu origem às obras apresentadas em "Registros/Records". Artigos clínicos são objetos muito familiares para a artísta, o que se transfere para suas obras, não só por suas questões de saúde mas também por seu pai ser um neurologista. Em homenagem a ele Nazareth exibe DELE (2018), uma tríade de instrumentos fundidos em bronze.

Nazareth Pacheco. Vida (2019). Crédito: Divulgação

A avó e a mãe da artista eram grandes incentivadoras dos trabalhos manuis, ambas faziam tricô e bordavam. Foi por influência delas que Pacheco se apaixonou pelo ofício, na época de extrema importância para lhe ajudar a desenvolver habilidades com as mãos, que também passaram por processos cirúrgicos. Essa memória afetiva gerou a obra Vida (2019), trabalho composto por camisolas de sua mãe, vestes distintas e delicadas, que passaram por restauros feitos com pérolas e cristais, uma ressignificação singela para as avarias deixadas pelo tempo.


Capa do Livro Nazareth Pacheco. Crédito: Divulgação

Na abertura da exposiçao haverá também o lançamento do livro "Nazareth Pacheco", idealizado pela artista e organizado Regina Teixeira da Costa. A publicação registra seus mais de 30 anos de trajetória e contou com a colaboração de colegas de longa data. Estão presentes análises de autores de diversas gerações, como Ivo Mesquita, Marcus Lontra da Costa e Tadeu Chiarelli, além de críticas inéditas assinadas por Cauê Alves e Moacir Anjos.

Serviço
Registros / Records, individual de Nazareth Pacheco
Datas e Horários: Abertura: 18 de maio, sábado, das 11h às 15h. Visitação: de 18 de maio a 8 de junho. De segunda a sexta, das 11h às 19h, e sábado, das 11h às 15h
Local: Galeria Kogan Amaro| Alameda Franca, 1054 - Jardim Paulista