AGENDA CULTURAL

Voltar

Quando o Sol Se Pôr

Artistas: Markos Alyx

Curadoria: Nair Benedicto

De 5/8 a 16/10

Sesc Santana Ver mapa

Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana

Telefone: (11) 2971-8700

O trabalho de Markos Alyx, intitulado Quando o Sol Se Pôr, ficará exposto de 5 de agosto a 16 de outubro no Sesc Santana. O jovem fotógrafo que utiliza a foto como principal forma de expressão retrata a vida da drag queen Mikaelly Hayalla.

Rayka deitada no banco, 2014 (Divulgação)

Foi por meio da fotografia que esse jovem artista deixou de ser acanhado, preso e envergonhado. Ao unir essa forma de expressão aprendida tão recentemente com sua admiração às mulheres, acabou experimentando seu próprio corpo e a imagem dele sendo drag queen. Hoje, ainda não sabe bem onde começa Markos e onde termina Mikaelly Hayalla, seu alter ego. A fotografia o tem ajudado, como prática e expressão, a trabalhar sua aceitação de si e a aprimorar sua sensibilidade, seu apuro do olhar, seu cuidado.

A criação faz parte do projeto “Raízes e Asas”, que acontece de março de 2015 a dezembro de 2016, no qual o Sesc Santana realiza um ciclo expositivo sob curadoria de Nair Benedicto. A série abriga o imaginário de sete fotógrafas vindas de diversos estados brasileiros, trazendo suas indagações sobre temas como identidade, natureza, raízes, transcendência, violência e a ideia de “não lugar”, explorando os limites que permeiam o que é de dentro, de fora, do privado, do público e de si.

O projeto Sesc Vitrine torna os vidros dos muros de entrada da unidade, uma galeria a céu aberto, exibindo para o público da zona norte trabalhos de artistas contemporâneos no campo da fotografia. Um profissional é convidado para selecionar trabalhos de artistas de acordo com um eixo curatorial definido conjuntamente e, a partir dessa escolha, as exposições individuais se sucedem periodicamente.

Sobre o artista
Markos Alyx estudou fotografia na Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, em Recife, entre outubro de 2008 e junho de 2012. Atualmente dedica também ao tratamento de imagens e produção audiovisual. Realiza trabalhos nas mais diversas áreas da fotografia e vem experimentando as possibilidades artísticas dessa linguagem. Gosta de fotografar pessoas pelas possibilidades de descobrir mais sobre elas e sobre si mesmo.

Markos Alyx, Olhos (Divulgação)

serviço
Exposição: "Fotografias de Markos Alyx - Quando o Sol Se Pôr", com curadoria de Nair Benedicto.
Datas e horários: De 5 de agosto a 16 de outubro, todos os dias, 24h por dia.
Local: Fachada do Sesc Santana | Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo.
Entrada livre e gratuita.