AGENDA DAS ARTES

Voltar

Protolivro

Artistas: Edith Derdyk

Curadoria: -

De 3/8 a 13/10

A Casa do Parque Ver mapa

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 - Alto de Pinheiros

Telefone: (11) 3811-9264

A Casa de Cultura do Parque apresenta “Protolivro” de Edith Derdyk, que fica em cartaz de 03 de agosto a 14 de outubro. A mostra tem como norte uma reflexão sobre o papel dos livros de registrar processos importantes da humanidade em um contexto de excesso de informação e desordem que coloca o saber em um local de fragilidade.

 


Tábula Rasa. Crédito: Edith Derdyk

Derdyk criou o nome da mostra a partir de um neologismo que propõe um livro que é anterior aos demais, a matriz. Suas obras fazem discorrem sobre a construção dos livros, sejam eles manuscritos ou impressos, e suas transformações ao longo do tempo. "O livro é parte fundante da construção do conhecimento, tanto do imaginário quanto das vontades de futuro. Somos seres de linguagem e remontar as nossas origens, além de ser um fundamento poético, traduz um ato político", afirma a artista.


Indícios. Crédito: Edith Derdyk

 

O artista Fabio Morais fez o texto da exposição que ocupa as duas salas do espaço expositivo da Casa de Cultura do Parque. A mostra propõe ao visitante uma imersão, é como se ele adentrasse um grande livro aberto e pudesse acessar cada parte dele - capa, contracapa, orelha, miolo, folha, página, índice, costura, vinco, furo, dobra e cola. A sintaxe, a gramática, a arquitetura do livro e suas temporalidades estão presentes na reflexão proposta pela artista. “Ao desmontar livros e arranjar seus fragmentos em mecanismos sem funcionamento livresco, Edith aciona um funcionamento fabulatório e visual, subvertendo com singularidade a padronizada cadeia de produção gráfica", reflete Morais

Serviço
Protolivro, de Edith Derdyk
Datas e  Horários: De 3/8 a 13/10.  De quarta a sexta, das 11h às 19h, sábados e domingos das 10h às 18h
Local:Local: A Casa de Cultura do Parque | Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 - Alto de Pinheiros
Entrada livre e gratuita