AGENDA DAS ARTES

Voltar

Por um fio

Artistas: Julio Villani

Curadoria: -

De 15/6 a 27/7

Galeria Estação Ver mapa

Endereço: Rua Ferreira de Araujo,625 Pinheiros

Telefone: (11) 3813 7253

A Galeria Estação apresenta “Por um fio” de Julio Villani, a abertura da mostra ocorre no dia 15 de junho, às 11h e ela fica em cartaz até 27 de julho.


Clarice Lispector, Objetos, arame, 25 x 19 x 1 4 cm. 2013. Créditos: cortesia da galeria e do artista

Na exposição, Villani apresenta espécies para unir-se aos bichos de Lygia Clark, a Baleia de Graciliano Ramos, e Burrinho Pedrês de Guimarães Rosa, a comparação é de  Samuel Titan que assina o texto da mostra.


Antílope, Objetos, madeira, arame, acrílica, 36,5 x 24 x 16cm. 2018. Créditos; cortesia da galeria e do artista

O artista constrói suas esculturas a partir alicate, martelinho, arame, solda discreta, para construir suas amarrações e penduricalhos. “...muitas delas são móbiles à maneira de Calder – quer dizer, são e não são, pois continuamos a ver as partes heteróclitas que as constituem, como num desenho de coelho-e-lebre. E nisso, aliás, são brasileiríssimas, filhas do jeitinho e da gambiarra elevados à condição de arte, dotadas daquela graça etérea e desajeitada que as petecas têm”, observa Titan.


Gansos, Objetos, madeira, arame, 78 x 26 x 21 cm. Créditos:  cortesia da galeria e do artista

De acordo com o escritor são montagens simples que provocam um efeito plástico reflexivo, o lúdico também está fortemente presente nas obras do artista. “o mergulho na memória infantil e ainda a malícia sutil que se diverte com a alteração das proporções ou com o desvio das funções e dos usos originais dos objetos que servem de matéria-prima”, enfatiza Titan.

Serviço
“Por um fio” de Julio Villani
Datas e Horários: De 15/6 a 27/7. De segunda a sexta, das 11h às 19h, sábados das 11h às 15h
Local: Galeria Estação |Rua Ferreira de Araújo, 625 – Pinheiros
Entrada livre e gratuita