AGENDA DAS ARTES

Voltar

Plano Expandido - Transumantes

Artistas: Marcelo Moscheta

Curadoria: -

De 10/11 a 3/2

Sesc Pompeia Ver mapa

Endereço: Rua Clélia, 93, Pompeia

Telefone: (11)3871-7700

O Hall do Teatro do Sesc Pompeia será ocupado pela 4ª edição do projeto “Plano Expandido”, uma intervenção em pedra, carvão e papel do artista visual Marcelo Moscheta. Aberta para visitação do público entre os dias 10 de novembro de 2018 e 3 de fevereiro de 2019, a instalação é desdobramento de uma faísca criativa que surgiu após o artista ler a frase “Toda pedra é uma pequena montanha”, em um muro de um povoado em Portugal. A entrada é livre e gratuita.

A ideia da instalação surgiu após o artista se deparar com uma frase escrita em um muro em Portugal. Foto: Divulgação.

“A pedra tem uma capacidade de transformação que nos ultrapassa. Ela pode ser maleada, partida e reconfigurada sem perder sua origem. Por entender que desenho é trajetória, Moscheta já viajou o mundo transferindo pedras de seus locais, grafando com GPS seus exatos pontos de origem e especulando sobre a possibilidade de envolver o planeta em um desenho desses deslocamentos, como pontos no globo unidos pela obstinação do artista”, explica o artista, pesquisador e educador Guilherme Dable no texto de apresentação da instalação.

O que encanta Moscheta são os ciclos da natureza, que representam períodos de renascimento. “Tudo está em movimento e, para evidenciar isso, a instalação 'Transumantes', no Hall do Teatro, altera a função dos paralelepípedos encontrados no chão. As peças ocupam uma das paredes do espaço, como se flutuassem. E, como toda transformação deixa rastros, há também uma pilha de papéis cortados no mesmo formato dessas pedras, além de desenhos feitos de carvão. Todas as estruturas são ligadas por uma peça metálica”, conta o artista.

A ideia da mutação também está presente nos desenhos que compõe a instalação. Conhecido por suas criações em grafite e PVC preto, Moscheta produziu obras em carvão sobre papel. O resultado é que a alvura do papel em contraste com a opacidade do carvão parece querer enfatizar o aqui e o agora.

Sobre o artista
Nascido em 1976, Marcelo Moscheta iniciou a trajetória no universo artístico no ano de 2000. Suas obras nascem a partir das suas andanças por lugares remotos, em que coleta objetos da natureza para reproduzir em desenhos e fotografias.

Atualmente, dedica-se a duas frentes de pesquisa: fronteiras e limites impostos aos territórios e a relação que os rios estabelecem com a paisagem ao longo de seu curso. Nesta linha, em 2015, desenvolve o projeto “Arrasto” em que percorre toda a extensão do Rio Tietê coletando minerais em suas duas margens. Ele também pesquisou camadas ancestrais de memórias no Rio Trebbia (na Itália), na fronteira do Canadá e Estados Unidos.

Sobre o projeto Plano Expandido
Compreendendo o desenho como organizador do pensamento visual, mas também como recurso poético autônomo, o projeto do Sesc Pompeia propõe a diferentes artistas a criação de intervenções que apresentem e problematizem questões atuais de sua produção autoral e elementos fundamentais dessa linguagem no contexto da arte contemporânea. A 1ª edição, em junho de 2016, teve participação do artista argentino Nicolás Robbio com a obra “Questões ao traçar uma linha”. A 2ª, em dezembro de 2016, apresentou Walmor Corrêa com a instalação “Achillina Giuseppina Maria | Bo Achillina | Achillina Giuseppina | Achillina Bo Bardi | Lina Bo Bardi | Lina Bo”. A 3 ª, em abril de 2018, trouxe “A Longa Noite”, de Lucia Koch.

A instalação ocupa o Hall do Teatro do Sesc Pompeia até fevereiro de 2019. Foto: Divulgação.

Exposição: "Plano Expandido - Transumantes", de Marcelo Moscheta.
Datas e horários: Abertura dia 10 de novembro, sábado, às 14h. Em cartaz até 3 de fevereiro de 2019. De terça a sábado, das 10h às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 19h30.
Local: Sesc Pompeia (Hall do Teatro) | Rua Clélia, 93 - Pompeia, São Paulo.
Agendamento para grupos (empresas, ONGs ou escolas): (11) 3871-7759 | agendamento@pompeia.sescsp. org.br.
Entrada livre e gratuita.