AGENDA DAS ARTES

Voltar

Percursos da Imaginação

Artistas: Germana Monte-Mór

Curadoria: Rodrigo Naves

De 24/10 a 9/12

Galeria Estação Ver mapa

Endereço: Rua Ferreira de Araujo,625 Pinheiros

Telefone: (11) 3813 7253

A Galeria Estação abre seu espaço para trazer as recentes pinturas da artista Germana Monte-Mór na exposição "Percursos da Imaginação",  com curadoria de Rodrigo Naves. São cerca de 40 pinturas que aprofundam a experiência da artista com a cor, diferentemente de séries mais conhecidas, nas quais, construía, com asfalto, percursos de luz e sombras. A mostra fica em cartaz na galeria entre os dias 24 de outubro e 9 de dezembro de 2017, com entrada livre e gratuita.

Germana Monte-Mór, Sem Título, 2017. Foto: João Liberato.

Em apenas quatro exposições anteriores Germana havia empregado timidamente a cor:  Centro Universitário Maria Antonia (2002), Paço Imperial (2002-3), Bienal do Mercosul (2005) e Estação Pinacoteca (2005). Segundo Naves, a presença mais luminosa das cores nesta mostra na Galeria Estação é um marco significativo na trajetória da artista contemporânea. “Sem abrir mão daquela experiência difícil de um mundo que se recusa a se transformar em narrativa, Germana acrescenta a ele uma leveza, pois, ao suprimir, com as cores, um pouco de seu peso e de sua impenetrabilidade, torna-o mais generoso em seus contatos com a realidade circundante”, afirma Naves.

Para ele, ainda, os trabalhos também ganham uma nova dinâmica, diferente daquela sugerida pelo vitalismo orgânico das obras anteriores. “Os desenhos se mostram com uma variação de planos mais rica, embora apenas uma ou duas cores por vez sejam trazidas à convivência com o asfalto”.

Germana Monte-Mór, Sem Título, 2017. Foto: João Liberato.

Sobre a artista
Germana Monte-Mór (Rio de janeiro, 1958) é desenhista, pintora e escultora. Estudou ciências sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado – Faap e concluiu mestrado em poéticas visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Foi artista contemplada com a Bolsa Vitae de Artes, da Fundação Vitae em 2014. Vem realizando mostras individuais em galerias desde 1997 e em instituições públicas como a Capela do Morumbi - SP, Centro universitário Maria Antônia - SP, Paço Imperial - RJ e Estação Pinacoteca – SP. Participou da 5ª Bienal do Mercosul e recentemente de mostras como, MAC - USP no século XXI: a era dos artistas, SP e Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos, curadoria Paulo Herkenhoff, Oca, Ibirapuera, SP.

Germana Monte-Mór, Sem Título, 2017. Foto: João Liberato.

Serviço
Exposição: "Percursos da Imaginação", de Germana Monte-Mór com curadoria de Rodrigo Naves.
Datas e horários: Abertura dia 24 de outubro, às 19h. Em cartaz até 9 de dezembro de 2017. De segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 15h.
Local: Galeria Estação | Rua Ferreira de Araújo, 625 – Pinheiros, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.