AGENDA DAS ARTES

Voltar

Paulista Cultural

Artistas: Vários

Curadoria: -

28/4

Avenida Paulista Ver mapa

Endereço: Avenida Paulista

Telefone:

Pelo segundo ano consecutivo, sete instituições culturais localizadas na avenida que é o coração de São Paulo, se unem para oferecer um dia inteiro de atividades gratuitas no próximo domingo (28): a Paulista Cultural. A programação vai das 10h às 20h.

A Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, o IMS Paulista, o Itaú Cultural, a JAPAN HOUSE São Paulo, o MASP e, neste ano o Sesc Avenida Paulista, preparam para a população atividades voltadas ao teatro, à música, às artes visuais, à dança, à literatura, à fotografia e à gastronomia, além do cinema.

Em sua primeira edição, em março de 2018, a Paulista Cultural reuniu mais de 40 mil pessoas. De acordo com os organizadores, a proposta é consolidar a Avenida Paulista como um espaço cultural e turístico e promover um intercâmbio entre os museus e centros culturais que lá estão.


Avenida Paulista. Crédito: InfoArt SP

Haverá atividades ao longo de toda a avenida, que estará aberta para pedestres, como é de costume aos domingos. A proposta é que as pessoas possam montar seu próprio roteiro desbravando novos endereços e se surpreendendo nos espaços já conhecidos. O Itaú, apoiador desta edição da Paulista Cultural, em parceria com a Tembici disponibilizará gratuitamente suas bikes no dia do evento. Confira abaixo a programação:

Casa das Rosas

Feira de Livros da Casa das Rosas. Crédito: Divulgação.

Para a Paulista Cultural 2019, a Casa das Rosas fez um programa baseado em suas duas características mais marcantes: o patrimônio histórico e arquitetônico e sua atuação no campo da literatura. Destaque para a oficina Ocupando o Quintal: Tarde de Jogos, realizada às 14h. Nela, os participantes poderão conhecer mais sobre a Casa das Rosas e as histórias que compõem a memória deste espaço, a partir de jogos como o Jogo da Memória, De Mapa na Mão e Dominó de Palavras. Além disso, a tradicional Feira de Livros terá 20% de desconto em todos os títulos durante o evento.

Centro Cultural Fiesp

Cena da peça  As Cangaceiras - Guerreiras do Sertão e Tatá. Crédito: Divulgação

Além dos espetáculos teatrais As Cangaceiras - Guerreiras do Sertão e Tatá – O Travesseiro, e das exposições Leonilson: arquivo e memória vivos (na Galeria de Arte), Estado da Natureza (na Galeria de Fotos) e Solfejo (no Espaço de Exposições), o Centro Cultural Fiesp coloca o público da avenida para dançar com o show do guitarrista paraense Félix Robatto, em homenagem às origens da lambada, a partir das 16h. Uma animação simbolizando a união entre os organizadores da Paulista Cultural também toma conta da Galeria de Arte Digital, na fachada prédio, no final de semana do evento. Toda a programação em cartaz é gratuita.

Instituto Moreira Salles

Cartaz do filme Raízes do Brasil. Crédito: Divulgação

O IMS Paulista terá este ano uma programação variada durante todo o dia com oficina, caminhada fotográfica, sorteio de livros, apresentação musical de Bumba-meu-boi com o grupo Cupuaçu e exibição da cinebiografia de Sérgio Buarque de Hollanda por Nelson Pereira dos Santos. Além disso, estarão abertas para visitação três exposições dedicadas aos fotógrafos Marc Ferrez, Letizia Battaglia e Sergio Larrain, estas duas últimas recém-inauguradas.

 

Itaú CulturalContação de histórias Caminho da Rosa. Crédito: Roberto Oya

A programação do instituto terá show, às 19h, em homenagem ao músico inglês Nick Drake, na voz de Gui Amabis e Blubell, aOcupação Gregori Warchavchik, mostra dedicada ao arquiteto que construiu a primeira casa modernista em São Paulo e a exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico. Também apresentará as intervenções poéticas Do Barro de Manoel, do grupo Teatro de Senhoritas, às 14h, 15h30 e 16h30, e a contação de histórias Caminho da Roça, com a Cia. As meninas do Conto, às 15h. Todas as atividades são gratuitas e os shows e espetáculos têm interpretação em Libras.

JAPAN HOUSE São Paulo
Entre os destaques da programação para a Paulista Cultural, a JAPAN HOUSE São Paulo oferece, às 11h, uma oficina de Oniguiri, clássico bolinho de arroz que é parte da cultura gastronômica japonesa, com a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê. Em seguida, o espaço promove uma palestra sobre a inovação no design japonês, às 14h, com a especialista Adélia Borges. Na área externa da instituição, durante todo o dia, haverá a venda de sorvetes de sabores tradicionais nipônicos como yuzu, matchá e caramelo de missô. Exclusivamente para a Paulista Cultural e a JAPAN HOUSE São Paulo, a chef Marcia Garbin, da Gelato Boutique, apresentará ainda um sabor exclusivo batizado em homenagem à instituição. 

MASP

Fachada do MASP. Crédito: Eduardo Ortega

No dia 28 de abril, o MASP oferece entrada gratuita a todos os visitantes, além de oficinas e shows gratuitos em seu vão livre. As atividades propostas dialogam com o eixo temático ao qual o MASP se dedica em 2019, “Histórias das mulheres, histórias feministas”. O objetivo é apresentar diferentes trabalhos protagonizados por mulheres. Destaque para a oficina do coletivo Feminicidade, em que os participantes vão trabalhar em cartazes ao estilo lambe-lambe como ferramenta de expressão, às 15h e às 17h. 

Sesc Avenida Paulista
Entre as ações programadas para a Paulista Cultural, o Sesc Avenida Paulista traz como destaque o bloco Afro Ilú Obá de Min, grupo feminino que apresenta, às 17h30, cantos em yorubá e danças da cultura popular. Outra atração, às 14h30, é o espetáculo Quem vem de longe, da Cia. As Graças, em que três mulheres carregam um monte de sapatos para criar um mapa povoado por seres que foram deslocados de sua terra natal. O espaço também terá aulas abertas de pilates (10h30, 12h e 14h), yoga (15h30), reflexologia (10h) e maratona de ritmos (14h30). A intervenção Que lugar é esse?, às 11h, traz a proposta de conexão entre áreas verdes e espaço urbano utilizando óculos de realidade virtual.

INTERCÂMBIOS
Em 2019, a JAPAN HOUSE São Paulo organizará uma exibição de animes de aclamados diretores japoneses no Centro Cultural Fiesp, que, por sua vez, realizará oficina de instrumentos musicais na Casa das Rosas, a qual levará ao Sesc Avenida Paulista um cortejo conduzido pelo grupo musical feminino Desde que o Samba é Sampa. Do seu lado, o Sesc promoverá umaperformance de dança com a participação do público no Instituto Moreira Salles, que, por sua vez, fará oficina de fotografia no MASP. O Itaú Cultural receberá do museu o Slam das Minas e fará apresentações infantis de artes cênicas, com os Ciclistas Bonequeiros, e o debate Brechas Urbanas, com os arquitetos Hiroshi Sambuichi e Guilherme Wisnik na JAPAN HOUSE São Paulo. 

Sessão de Animes (Centro Cultural Fiesp – 11h, 14h e 19h)
A JAPAN HOUSE São Paulo, em parceria com a Fundação Japão, leva para o Centro Cultural Fiesp uma mostra de animes, as famosas animações japonesas. Serão exibidos Guerra de Verão e A Garota que Conquistou o Tempo, às 11h e às 14h, respectivamente, do aclamado diretor Mamoru Hosoda. Para fechar as atividades, a última sessão do dia exibirá o filme 5 Centímetros por Segundo, às 19h, do diretor Makoto Shinkai. As sessões serão realizadas na sala do educativo.
Grátis | Guerra de Verão: 11h (114 min.) | A Garota que Conquistou o Tempo: 14h (99 min.) | 5 Centímetros por Segundo: 19h (63 min.) | Capacidade: 30 pessoas por sessão | Classificação indicativa: livre | Reservas de ingressos pelo sitewww.centroculturalfiesp.com.br. Os remanescentes serão distribuídos 30 minutos antes na bilheteria

Oficina de Instrumentos Musicais (Casa das Rosas – 11h30)
A musicista Giovanna Puerto Carlin conduz uma oficina de criação de instrumentos musicais na Casa das Rosas, que expande as ideias da exposição Solfejo, do artista Felippe Moraes, em cartaz no Centro Cultural Fiesp. A ação é voltada para crianças de 3 a 6 anos de idade, que poderão mergulhar na experimentação multissensorial através dos trabalhos manuais.
Grátis | Duração: 60 minutos | Capacidade: 20 pessoas | Classificação indicativa: 3 a 6 anos | Não é necessária inscrição prévia

Samba Escritos (Sesc Avenida Paulista – 13h)
A Casa das Rosas leva o coletivo Desde que o Samba é Sampa para o Sesc Avenida Paulista. A apresentação musical Roda Samba Escritos é fruto do encontro dos autores da coleção homônima, lançada em 2018. Durante o sarau, haverá uma intervenção musical da roda de samba Massembas de Ialodês, encabeçada pela cantora Luana Bayô.
Grátis | Duração: 90 minutos | Capacidade: 80 pessoas | Classificação indicativa: livre | Não é necessária inscrição prévia 

JAMZZ e Gabinete de Curiosidades e Habilidades (Instituto Moreira Salles – 10h30 e 11h às 17h)
O Sesc Avenida Paulista propõe uma improvisação de dança em diagonal com a participação do público no Instituto Moreira Salles, o JAMZZ. Inspirada no Jazz Dance, a atividade é um convite para uma experiência estética e performativa vintage. A jamé alimentada principalmente por hits musicais dos anos 1980 e 1990. Já o Gabinete de Curiosidades e Habilidades, com Cia. Circo de Trapo, é uma atividade inspirada pelos travelling shows, antigos carros que iam de cidade em cidade apresentando atrações artísticas; a programação conta com exibição de curtas de Charles Chaplin e mediação de leitura.
JAMZZ (10h30) - Grátis | Duração: 1h   | Capacidade:  indeterminada | Classificação indicativa: livre | Não é necessária inscrição prévia.

Gabinete de Curiosidades e Habilidades (11h às 17h) - Grátis | Duração: 6h | 
Capacidade:  indeterminada | Classificação indicativa: livre | Não é necessária inscrição prévia. 

Oficina Luna Córnea - Paisagem e Memória (MASP – 11h às 17h)
O objetivo da oficina do IMS, realizada no vão livre do MASP, é construir uma câmera escura itinerante, a luna córnea, para criar condições de diálogo sobre a produção de imagens e fomentar a pesquisa sobre suas relações com a paisagem e a memória na sociedade. Luna córnea é uma grande câmera escura desmontável desenvolvida a partir de uma lente com profundidade de foco variável. Dentro destes limites ópticos e físicos, ela permite a simultaneidade dos corpos dentro da máquina, interferindo, isolando e manipulando a luz. Além de ser capaz de demonstrar os princípios formadores das imagens, é capaz de reproduzi-los em escala natural.
Grátis | Duração: 30 min cada oficina | Capacidade: 12 pessoas por oficina e, nos intervalos, livre para o público geral | Classificação indicativa: livre | As inscrições para as oficinas (às 12h, 13h, 14h, 15 e 16h) serão feitas na hora   

Slam das Minas (Itaú Cultural – 17h)
Criado para garantir uma vaga feminina no Campeonato Brasileiro de Poesia Falada (Slam BR), o grupo Slam das Minas é a atração que o MASP leva até o Itaú Cultural neste ano. A apresentação, que dialoga com o eixo temático ao qual o MASP se dedica em 2019, “Histórias das mulheres, histórias feministas”, reúne poetas mulheres que expressam a luta contra o machismo, o racismo e a homofobia diariamente.
Grátis | Duração: 180 min. (2h30 de slam e no final um pocket show de 30 min.) | Capacidade: 100   pessoas | Classificação indicativa: 12 anos | Ingressos distribuídos uma hora antes do evento | Com interpretação em Libras

Brechas Urbanas – A Vida Arquitetônica da Cultura (JAPAN HOUSE São Paulo – 16h30 às 18h30)
O Itaú Cultural leva até a JAPAN HOUSE São Paulo seu tradicional circuito de debates Brechas Urbanas, para falar da relação de interdependência entre os espaços culturais e a cidade. O evento, que terá co-curadoria da Japan House São Paulo, conta com a participação do arquiteto brasileiro Guilherme Wisnik e do japonês Hiroshi Sambuichi. Ganhador do prêmio The Daylight Award(2018), entre outros, Sambuichi visita o Brasil pela primeira vez para participar desta edição especial do Brechas Urbanas.
Grátis | Duração:  120 min. | Classificação indicativa: livre | Ingressos distribuídos uma hora antes do evento na recepção da Japan House São Paulo | Com interpretação em Libras

Ciclistas Bonequeiros (JAPAN HOUSE São Paulo – 14h às 15h30 e 16h às 17h30)
Outra atividade que o Itaú Cultural leva para a JAPAN HOUSE São Paulo são as bicicletas personalizadas como miniteatros dos Ciclistas Bonequeiros. A apresentações acontecem várias vezes ao longo do dia e duram cerca de 3 minutos cada. Serão contadas três histórias, que aproximam o espectador do universo circense. Em O circo de pulgas, os manipuladores de bonecos dão vida a uma trupe de pulgas malabaristas, equilibristas e saltadoras; já O camarim do palhaço mostra quem é essa figura antes de entrar em cena, e Quando a cidade recebe o circo fala da atmosfera da cidade com a chegada do circo.
Grátis | Duração: 3 min. cada história - das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30 | Capacidade: indeterminada (realizada ao ar livre) | Classificação indicativa: livre 

Serviço:
Casa das Rosas

Endereço: Av. Paulista, 37
Telefone: (11) 3285-6986
Horários: terça a sábado, das 10 às 22h; domingos e feriados, das 10 às 18h 

Centro Cultural Fiesp
Endereço: Av. Paulista, 1313
Telefone: (11) 3146-7439
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 20h

Instituto Moreira Salles
Endereço: Av. Paulista, 2424
Telefone: (11) 2842-9120
Horários: terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h; quintas (exceto feriados), das 10h às 22h

Itaú Cultural
Endereço: Av. Paulista, 149
Telefones: (11) 2168-1776 / 1777
Horários: terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h 

JAPAN HOUSE São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52
Telefone: (11) 3090-8900
Horários: terça a sábado, das 10h às 20h; domingo e feriados, das 10h às 18h 

MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578
Telefone: (11) 3149-5959
Horários: quarta a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); terça, das 10h às 20h (bilheteria até 19h30) 

Sesc Avenida Paulista
Endereço: Av. Paulista, 119
Telefone: (11) 3170-0800
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h (bilheteria aberta até as 21h30); domingos e feriados, das 10h às 19h (bilheteria até 18h30)