AGENDA DAS ARTES

Voltar

Paraíso

Artistas: Iuri Sarmento

Curadoria: Marcus Lontra

De 21/2 a 27/3

Luis Maluf Art Gallery Ver mapa

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 1887 - Jardins

Telefone: (11) 99344-4238

A Luis Maluf Art Gallery recebe a mostra "Paraíso", do artista Iuri Sarmento, entre os dias 21 de fevereiro e 27 de março de 2019. No rico imaginário de suas obras estão presentes técnicas de confecção de porcelanas, azulejos e bordados e alguns estampados que levam a imagem da azulejaria azul e branca do barroco português. As pinturas do artista relacionam-se diretamente com a nossa herança visual portuguesa, que remetem a imagens recorrentes que ocupam o lugar devido em nossa memória cultural e afetiva. Com curadoria de Marcus Lontra, a mostra possui entrada livre e gratuita.

Série de obras inspiradas no barroco português relaciona-se diretamente com a nossa herança visual. Foto: Divulgação.

O primeiro impacto diante dessas obras é a de reencontro, ao deparar-se com algo que nos pertence, que embasa a nossa identidade e formação nacional. Em seu trabalho, Iuri pratica, quase gradualmente, a transição da sensualidade de cores e texturas para uma figuração que referencia a própria história da arte, mesclada de experiências pessoais.

Suas composições pop-barroco exaltam o excesso e a saturação. Somam-se á justaposição de cores improváveis, uma infinidade de texturas e detalhes diferentes – brilhantes e opacos, listras e bolas, flores e figuras geométricas – formando um vocabulário de efeitos pictóricos.

Trajetória
Formado em artes plásticas pela Escola Guignard, em Belo Horizonte, Iuri Sarmento vive há muitos anos em Salvador, onde busca suas referências da azulejaria portuguesa. O artista já participou de diversas mostras pelo Brasil, bem como Portugal, Espanha, Argentina e por último França, onde exibiu individualmente na galeria Agnes Monplaisir, em Paris.

Iuri é parte de uma geração de artistas da Bahia que obtiveram repercussão nacional a partir da estratégia promovida nos anos 90 pelo Museu de Arte Moderna da Bahia. Suas figuras curiosas remetem ao grande mestre Sante Scaldaferri e determinam um diálogo profundo com a arte polular nordestina. Ao mesmo tempo, Iuri é discípulo criativo de artistas da geração 80, entre eles LeonílsonBeatriz Milhazes e Adriana Verajão.

A mostra permanece em cartaz até março de 2019. Foto: Divulgação.

Serviço
Exposição: "Paraíso", de Iuri Sarmento com curadoria de Marcus Lontra.
Datas e horários: De 21 de fevereiro a 27 de março. De terça a sexta, das 11h às 20h; sábado, das 11h às 18h.
Local: Luis Maluf Art Gallery | Rua Peixoto Gomide, 1887 – Jardins, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.