AGENDA DAS ARTES

Voltar

Opostos Determinantes

Artistas: Hércules Barsotti

Curadoria: Marilúcia Bottallo

De 5/9 a 1/10

Galeria Frente Ver mapa

Endereço: Rua Melo Alves, 400 - Jardim Paulista

Telefone: (11) 3061-3155

Galeria Frente, reconhecida por apostar em grandes nomes da arte brasileira, recebe a partir do dia  5 de setembro, individual de Hércules Barsotti, um dos principais expoentes do neoconcretismo. Com o tema ‘Opostos Determinantes’, retirado do título de uma das obras do artista, a mostra traz para o público o confronto que os levam a sair da cômoda posição de observadores para a de partícipes na construção de percepções e perspectivas de sua obra. 


Sem título, acrílica vinílica sobre tela, 70 x 70 cm, ass no verso, 1973

A exposição contará com aproximadamente 70 obras confeccionadas entre a década de 1950 e 1970, cuidadosamente selecionadas pela curadora da mostra, a museóloga e historiadora da arte, Marilúcia Bottallo. Segundo a curadora “Barsotti em suas pinturas e desenhos, domina com maestria o processo de produção e exige uma disposição e abertura para apreciar as inúmeras possibilidades de leitura que sua obra sugere. Além disso, as distintas conformações de suas telas que acentuam o jogo em que o artista cria por meio de combinações e contrastes, utilizando cores e texturas tornando sua produção extremamente potente e bela”, afirma Marilúcia.


Multileituras opcionais I, acrílica vinílica, sobre tela, 1974.

Na inauguração, a Galeria Frente lança o primeiro livro sobre a vida e obra do artista. A edição reunirá aproximadamente 130 obras e projetos assinados, uma seleção especial com suas principais criações desenvolvidas no período de 1950 a 2002. Intitulado “Hércules Barsotti, opostos determinantes”, com chancela da Galeria Frente, o livro trará, também, estudos e desenhos feitos por Barsotti que mostram parte do processo criativo. A publicação conta com textos de Marilúcia Bottallo que discorrem sobre a trajetória do artista. O livro estará à venda na galeria por R$ 50,00.  


Concentrações graduais II, acrílica vinílica sobre tela, 50 x 50 cm, ass no verso, 1976 1977.

Sobre Hércules Barsotti
Foi um importante pintor alinhado ao movimento neoconcreto. Também atuou como designer gráfico e produziu desenhos e gravuras, além de ter formação técnica em química industrial. Ao explorar as possibilidades da geometria tornando-se um pintor vinculado aos princípios do movimento neoconcreto nos anos 1950, Barsotti passou a trabalhar como designer gráfico no Estúdio de Projetos Gráficos do qual era sócio fundador junto com o artista Willys de Castro. 

Barsotti foi um artista que produziu de forma coerente até o final de sua vida, sempre pesquisando no âmbito da linguagem construtiva. O artista fez parte de mostras coletivas e individuais em museus e galerias além de algumas mostras póstumas. Era paulistano, nascido em 1914 e falecido em 2010.  O artista participou de 5 bienais, está presente nas coleções do MASP, MAM SP, MAM Rio, MAC USP, Colección Patricia Phelps de Cisneros, The Museum of Fine Arts, Houston The Adolpho Leirner Collection of Brazilian Constructive Art.


Centros comunicantes 1, acrílica vinílica sobre tela, 60 x 120 cm, ass no verso, 1966 1969.

Sobre a curadora
Museóloga e historiadora da arte, atuou no MAM/SP, na Pinacoteca de São Paulo, no Smithsonian American Art Museum, no MAE/USP e no Centro de Memória Bunge. Atualmente é Diretora Técnica do Instituto de Arte Contemporânea e Coordenadora da Pós-Graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Serviço:
Galeria Frente – Exposição ‘Hércules Barsotti: Opostos Determinantes’
Período: de 5/9 a 1/10
Horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados das 10h às 14h. Não abre aos domingos e feriados