AGENDA DAS ARTES

Voltar

O Sagrado é Amor

Artistas: Ernesto Neto

Curadoria: -

De 21/10 a 2/12

Fortes D'Aloia & Gabriel Ver mapa

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1500 - Vila Madalena

Telefone: (11) 3392-3942

A Fortes D’Aloia & Gabriel apresenta "O Sagrado é Amor", a nova exposição de Ernesto Neto na galeria. O artista carioca exibe trabalhos inéditos – entre esculturas vestíveis, fotos e uma instalação – que convidam o público a desacelerar o ritmo caótico da vida urbana para desfrutar de momentos de introspecção, acalmando a mente e ativando os sentidos. A mostra permanece em cartaz entre os dias 21 de outubro e 2 de dezembro de 2018, com entrada livre e gratuita.

 Ernesto Neto, Sem título, 2017. Crochê de voile de algodão, folhas secas e puxadores de madeira [Cotton voile crochet, dry leaves and wooden knobs] 212 x 73 x 67 cm. Photo: Ateliê Nave

Para Neto, a manifestação do sagrado acontece em estados meditativos, através de profunda relação com a natureza. A exposição está então repleta de elementos que evocam raízes e galhos, “condutores entre a terra e o céu”, que permitem aos visitantes se conectarem. Sua ênfase em criar vínculos também manifesta-se na própria materialidade dos trabalhos, seja no tecido que se entrelaça para formar a trama do crochê – prática que se tornou central na obra do artista nos últimos anos – seja na escolha das cores, que variam entre tons de vermelho, laranja e verde, em mais uma associação com a terra e a copa das árvores.

No térreo da Galeria, Neto apresenta uma série de obras feitas com crochê que podem ser vestidas pelo público. Recebo o Seu Amor, Enquanto Você Recebe o Meu é uma forma ameboide instalada na parede que se estende em dois braços, cada qual com uma espécie de tiara nas extremidades, repleta de cristais. As pessoas podem então colocar as tiaras na cabeça, conectando-se com a obra, com a outra pessoa e, em sentido mais amplo, com o próprio sagrado. Em outro trabalho, um manto de crochê desce do teto sustentando uma pesada esfera de água-marinha em seu interior. Para ativar a obra, três pessoas devem tirá-la dos cabides e vesti-la ao mesmo tempo – apenas assim para manter o equilíbrio que impede a pedra de cair. Completam a montagem uma série de fotografias feitas na Mata Atlântica, além de uma instalação no segundo andar, oferecendo uma experiência ainda mais imersiva.

Photo: Eduardo Ortega / Fortes D’Aloia & Gabriel

Sobre o artista
Ernesto Neto nasceu em 1964 no Rio de Janeiro, onde ainda vive e trabalha. Ele tem sido tema de diversas exposições institucionais nos últimos anos, dentre as quais destacam-se: Boa, Museum of Contemporary Art Kiasma (Helsinque, Finlândia, 2016); Rui Ni / Voices of the Forest, Kunsten Museum of Modern Art (Aalborg, Dinamarca, 2016); Aru Kuxipa | Sacred Secret, TBA21 (Viena, Áustria, 2015); The Body that Carries Me, Guggenheim Bilbao (Bilbao, Espanha, 2014); Haux Haux, Arp Museum Bahnhof Rolandseck (Remagen, Alemanha, 2014); Hiper Cultura Loucura en el Vertigo del Mundo, Faena Arts Center (Buenos Aires, Argentina, 2012); La Lengua de Ernesto, MARCO (Monterrey, México, 2011) e Antiguo Colegio de San Ildefonso (Cidade do México, 2012); Dengo, MAM (São Paulo, 2010). Em seu extenso currículo, também destacam-se suas recentes participações nas Bienais de Veneza (2017), de Lyon (2017) e de Sharjah (2013). Sua obra está presente em diversas coleções importantes, como: Centre Georges Pompidou (Paris), Daros Latinamerica (Zurique), Inhotim (Brumadinho), Guggenheim (Nova York), MOCA (Los Angeles), MoMA (Nova York), Museo Reina Sofía (Madri), SFMOMA (San Francisco), Tate (Londres), TBA21 (Viena), entre outras.

Ernesto Neto, Recebo o Seu Amor, Enquanto Você Recebe o Meu, 2017. Crochê de voile de algodão, crochê de malha de algodão, tecido de algodão, cristal e puxadores de madeira [Cotton voile crochet, cotton mesh crochet,cotton fabric, crystaland wooden knobs] 325 x 200 x 22 cm. Photo: Ateliê Nave

Serviço
Exposição: “O Sagrado é Amor”, individual de Ernesto Neto.
Datas e horários: Abertura sábado, 21 de outubro, das 15h às 18h. Em cartaz até 2 de dezembro de 2017. De terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 18h.
Local: Fortes D’Aloia & Gabriel - Galeria | Rua Fradique Coutinho, 1500 - Vila Madalena, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.