AGENDA DAS ARTES

Voltar

O Espaço Infindável de Mira Schendel

Artistas: Mira Schendel

Curadoria: -

De 25/8 a 30/11

Galeria Frente Ver mapa

Endereço: Rua Melo Alves, 400 - Jardim Paulista

Telefone: (11) 3061-3155

Galeria Frente, localizada no bairro do Jardins em São Paulo, abre suas portas no dia 25 de agosto de 2015. Com 350m², projeto do arquiteto Rogério Ribas, a galeria dispõe de espaços para abrigar exposições e reserva técnica. Segundo o fundador Acacio Lisboa, “O objetivo da Galeria é ressaltar o trabalho de grandes artistas brasileiros e apresentar obras históricas, através de exposições retrospectivas, individuais e coletivas”.

A inauguração da galeria contará com grandiosa exposição de Mira Schendel, artista suíça naturalizada brasileira. Apesar de Mira nunca ter nomeado suas fases, elas acabaram ganhando destaques e apelidos ao longo dos anos, entre elas Bombas ou Toquinhos, Geladeira, Droguinhas e Monotipias. A exposição contará com 140 obras cuidadosamente selecionadas, a maior parte delas inéditas, e confeccionadas entre as décadas de 1950 e 1980, circulando em suas diversas fases criativas da artista. Mira costumava dizer que seus desenhos são feitos para serem vistos e não falados.

A exposição tem entrada franca e fica em cartaz entre os dias 25 de agosto e 31 de outubro. Um dos destaques da mostra são as raras e inéditas telas de natureza morta da década de 60, Caquis e coleção de toquinhos.

Sobre Mira Schendel
Nascida na Suíça e radicada no Brasil anos mais tarde, Mira Schendel partiu de uma exposição inicial nos anos de 1950 em Porto Alegre, para conquistar o status de artista brasileira mais venerada no país e no exterior, computando mostras nos importantes MoMA, Tate e Pinacoteca de São Paulo.

Sem poder ser inserida dentro de nenhum grupo artístico de sua época, Mira teve uma produção artística totalmente independente, plural em técnicas e singular na criação. É uma artista múltipla por percorrer diversos meios, suportes e técnicas – pintura, desenho, gravura e escultura – no desenvolvimento de um trabalho contínuo e coerente, o que confere à sua obra uma linguagem inconfundível.

Mira Schendel

Mira Schendel

Mira Schendel

Vistas da exposição

serviço
Exposição: “O Espaço Infindável de Mira Schendel”.
Datas e horários: De 25 de agosto a 30 de novembro de 2015. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado das 10h às 14h. 
Endereço: Galeria Frente | Rua Melo Alves, 400 - Jardim Paulista.
Entrada gratuita.

Imagem de capa: Mira Schendel [todas as imagens: divulgação].