AGENDA DAS ARTES

Voltar

O cotidiano da favela da Maré

Artistas: Elisângela Leite

Curadoria: -

20/5 a 31/7

Sesc Santana Ver mapa

Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana

Telefone: (11) 2971-8700

A artista retrata o cotidiano da favela da Maré com uma perspectiva diferente dos veículos midiáticos

O trabalho de Elisângela Leite, intitulado Maré, ficará exposto de 20 de maio a 31 de julho no Sesc Santana. A fotógrafa apresenta o cotidiano da favela homônima à exposição, no Rio de Janeiro, o confronto entre a Cidade Maravilhosa e a difícil realidade de grande parcela de sua população.

Para a artista, os meios de comunicação tendem a relacionar os acontecimentos nos morros e nas favelas ao tráfico de drogas e a armas, mas para quem lida com essa situação rotineiramente, as pessoas não são apenas números e estatísticas. As fotografias retratam os trabalhadores que batalham pela sobrevivência no dia a dia, lutam por saneamento básico, melhores condições de transporte e moradia e contra a violência.

A criação faz parte do projeto “Raízes e Asas”, que acontece de março de 2015 a dezembro de 2016, no qual o Sesc Santana realiza um ciclo expositivo sob curadoria de Nair Benedicto. A série abriga o imaginário de sete fotógrafas vindas de diversos estados brasileiros, trazendo suas indagações sobre temas como identidade, natureza, raízes, transcendência, violência e a ideia de “não lugar”, explorando os limites que permeiam o que é de dentro, de fora, do privado, do público e de si.

O projeto Sesc Vitrine torna os vidros dos muros de entrada da unidade, uma galeria a céu aberto, exibindo para o público da zona norte trabalhos de artistas contemporâneos no campo da fotografia. Um profissional é convidado para selecionar trabalhos de artistas de acordo com um eixo curatorial definido conjuntamente e, a partir dessa escolha, as exposições individuais se sucedem periodicamente.

Elisângela Leite é fotógrafa formada pela Escola de Fotógrafos Populares (2007), concluiu o Curso de Formação de Educadores em Fotografia Popular no Observatório de Favelas (2010) e ministrou a Oficina de Fotografia de Pessoas com Síndrome de Down (2013). Expôs diversas vezes no Rio de Janeiro e nas cidades de Berlim e Bonn, na Alemanha.

Serviço:
Sesc Santana expõe fotografias de Elisângela Leite
De 20 de maio a 31 de julho, todos os dias, 24h por dia.
Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo
Fachada do Sesc Santana. Grátis. Livre para todos os públicos.