AGENDA DAS ARTES

Voltar

Nova Fotografia 2016 - Vertentes: Espaço de dentro

Artistas: André Conti

Curadoria: André Sturm

De 18/6 a 31/7

MIS - Museu da Imagem e do Som Ver mapa

Endereço: Avenida Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo - SP CEP 01449-000

Telefone: (11) 2117-4777

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza mostras exclusivas de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais no projeto "Maio Fotografia". Neste ano, a mostra acontece excepcionalmente nos meses de junho e julho, quando todos os espaços expositivos do Museu serão ocupados por obras de artistas singulares e fundamentais na história da fotografia. Para a edição 2016 está programada uma mostra do fotógrafo britânico Martin Parr, a maior já realizada na América do Sul, uma mostra de Jorge Bodanzky e uma exposição do Acervo MIS sobre o Vale do Ribeira. O Maio Fotografia no MIS ainda conta com a mostra "Vertentes: Espaço de dentro", de André Conti, um dos artistas selecionados pelo programa Nova Fotografia 2016. As mostras permanecem em cartaz entre os dias 18 de junho e 24 de julho de 2016.

André Conti, Espaço de Dentro (Divulgação)

O ensaio fotográfico Vertentes: Espaço de dentro é composto por 13 fotografias coloridas captadas com câmera digital, de tamanhos variados. “Trata-se de uma pesquisa sobre a memória afetiva de um lugar, para mim pleno de vivêncvias”, define o artista. “No entanto, não está na linha da fotografia íntima, nem por outro lado, é uma série documental. Meu intuito é expressar o mistério e o encanto que recobrem os lugares, as coisas. Por isso as imagens são captadas, no geral, com um tempo de exposição longo, somente durante noites de lua cheia, cuja luz se mistura com a iluminação do local, o que então, me possibilita conseguir certa luminosidade e trabalhar nos momentos em que não há ninguém circulando”, complementa.

Sobre o artista
André Conti vive e trabalha em São Paulo. Formado em Hotelaria pela UCS (1995), cursou fotografia no SENAC–SP. Em sua pesquisa autoral, trabalha temas relacionados ao tempo, ao passado e à memória. Desde 2000 tem participado de Grupos de Estudos de arte e de fotografia. Entre 1996 e 2003 trabalhou como assistente de fotografia e fotógrafo em agências e estúdios. Desde 2004 trabalha como fotógrafo free-lancer atuando nos mercados editorial e institucional. Desde 2001 tem participado de exposições coletivas.

André Conti, Espaço de Dentro (Divulgação)

Sobre o Nova Fotografia
Espaço de dentro é a terceira série apresentada pelo Nova Fotografia 2016. Criado em 2011, o Novo Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

André Conti, Espaço de Dentro (Divulgação)

serviço
Exposição: "Vertentes: Espaço de dentro", de André Conti com curadoria de André Sturm.
Datas e horários: Abertura dia 18 de junho, às 12h (entrada gratuita). Em cartaz até 24 de julho de 2016. De terças a sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h.
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som | Avenida Europa, 158 - Jardim Europa.
Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Classificação etária livre.