AGENDA DAS ARTES

Voltar

Nelson Felix: OOCO

Artistas: Nelson Felix

Curadoria: Taisa Palhares e Rodrigo Naves

De 18/04 a 28/06

Estação Pinacoteca Ver mapa

Endereço: Largo General Osório, 66 - Santa Efigênia

Telefone: (11) 3324-1000

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe a partir do dia 18 de abril a exposição Nelson Felix. Com curadoria de Taisa Palhares e Rodrigo Naves, a mostra apresentará um panorama da produção múltipla de Nelson Felix e reunirá obras realizadas de 1987 a 2015 entre desenhos, esculturas, instalações, fotografias e vídeos produzidos especialmente para a exposição.

Entre os destaques das obras está Eu Vi a América com os Olhos d’Dele, iniciada em 2001 e que será exibida pela primeira vez.

Beijo em Madalena, 1998

Nelson Felix nasceu no Rio de Janeiro, em 1954. Estudou com Ivan Serpa no início de 1970 e formou-se em arquitetura, em 1977. Sua carreira artística teve início na década de 80, com desenhos produzidos a partir de grafite e diamante. Seu trabalho lida com um conceito amplo de escultura, em que examina as relações entre arte, cultura e natureza. Estas obras de temática ambiental serão apresentadas na mostra por meio de vídeos documentários criados a partir de fotografias tiradas pelo artista.

Para a exposição, a primeira retrospectiva da carreira do artista e que será realizada na Estação Pinacoteca, está sendo preparado um catálogo amplamente ilustrado, com obras que vão além das apresentadas na mostra, uma seleção de textos históricos einéditos dos curadores e cronologia ricamente documentada. A exposição tem patrocínio do Deutsche Bank.

Mesas, 1995. Ao fundo, Malha, 2015 / Fotos: Tauã Miranda