AGENDA DAS ARTES

Voltar

Ndústria

Artistas: Guilherme Callegari

Curadoria: Eduarda Freire

De 12/7 a 17/8

Verve Galeria Ver mapa

Endereço: Rua Lisboa, 285 - Jardim Paulista

Telefone: (11) 2737-1249

A Verve Galeria apresenta “NDUSTRIA” de Guilherme Callegari, a mostra fica em cartaz de 12 de julho a 17 de agosto e é a primeira individual do artista na galeria.

Título: “Oulu”. Data: S/D. Técnica: Pintura. Dimensões: 150 x 200 cm. Créditos: Divulgação

A mostra reúne 25 pinturas de Callegari que variam entre óleo, acrílica, giz oleoso, carvão, caneta esferográfica e lápis de cor sobre tela e revelam o olhar do artista sobre a indústria e a comunicação na sociedade moderna. Essa visão foi constituída a partir de uma extensa pesquisa de design gráfico.

O título da exposição foi escolhido de modo a enfatizar a sonoridade e o desenho das letras, foi um símbolo criado pelo artista para que houvesse uma coesão entre o título e as obras reunidas.

As obras de Callegari nascem a partir de uma pesquisa e observação diárias das indústrias automobilística e da comunicação, bem como a relação do artista com a pintura. A partir desse contato é que surgem cores, elementos e símbolos que exploram grafismo e a dessignificação.

Título: “Esquillac”, Data: S/D. Técnica: Pintura. Dimensões: 59 x 42 cm. Créditos: Divulgação

“As cores de Guilherme Callegari são de natureza industrial e plástica, não é uma paleta de paisagens ou mesmo de um pintor de carne. Sua paleta é de uma impressora profissional ou mesmo de um birô de silk screen [...] Guilherme trabalha como uma máquina, mas suas pinturas tem características e especificidades de obra prima, no sentido de obra única”, sintetizou o pintor Rodolpho Parigi.

A mostra tem curadoria de Eduarda Freire e texto crítico de Juliana Monachesi. “Entre uma suspeita levantada sobre a possibilidade interpretativa de sigilos místicos, internacionalidade ou aleatoriedade, o artista convence de que existe um espaço potente, agora preenchido, entre um pôster informativo e uma pintura. Obedece à almejada perfeição visual instituída pelo design, ao mesmo tempo que dribla o funcionamento da produção comunicativa e midiática na simples admissão da gratuidade da produção artística”, comenta a curadora.

Serviço
"NDUSTRIA", de Guilherme Callegari
Datas e Horários: De 12/7 a 17/8. De terça a sexta-feira, das 11 às 19h. Aos sábados, das 11 às 17h
Local: Verve Galeria | Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista
Entrada livre e gratuita