AGENDA DAS ARTES

Voltar

Nas águas claras de cima, de novo

Artistas: Maria Tereza Louro

Curadoria: -

De 12/2 a 14/4

MAB - Museu de Arte Brasileira | FAAP Ver mapa

Endereço: Rua Alagoas, 903 - Prédio 1 - Higienópolis

Telefone: (11) 3662-7198

"Nas águas claras de cima, de novo" é o título da exposição da artista plástica, Maria Tereza Louro, que o MAB FAAP exibe entre os dias 13 de fevereiro e 14 de abril de 2019. A mostra individual de pinturas e desenhos apresentará cerca de 35 obras produzidas entre 2008 e 2018, que são parte de um livro da artista que refletem sua investigação sobre a linguagem: luz, cor, forma, espaço e composição. A entrada é livre e gratuita.

Maria Tereza Louro, Ainda Assim Amor Azul Aqui, 2018-2019. Lápis vinílica s/tela, 40x50 cm. Foto: © Rafayane Carvalho.

Para Maria Tereza Louro, existem vários assuntos de interesse no desenvolvimento da obra, como a paisagem, o entorno, os objetos de casa, curiosidades sobre a natureza das coisas e às vezes uma experiência, um texto e uma ideia. Os desenhos revelam seu cotidiano afetivo. Ao mesmo tempo, suas obras frequentemente transbordam para o território da abstração.

"No período de dez anos, entre a última exposição e a atual, produzi o que faço em desenho e pintura. Porém, por diversos motivos, não os exibi em situações públicas, como faço agora, no MAB FAAP", informa a artista, acrescentando que decidiu mostrá-la para que as pessoas possam acompanhar o percurso da sua pesquisa.

Maria Tereza Louro, Em Casa, Assim Azul Amém, 2018-2019. Lápis vinílica s/tela, 40x50 cm. Foto: © Rafayane Carvalho.

Sobre a artista
Maria Tereza Figueiredo das Neves Louro é artista plástica, desenhista, pintora e mestre em Desenho e História da Arte. Estudou e foi professora da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP). Sua primeira exposição foi na coletiva "5 a 5", na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Depois participou da 20ª Bienal Internacional de São Paulo e da Bienal de Havana. Suas primeiras exposições individuais ocorreram na Galeria SESC Paulista, em São Paulo. Obteve premiações no Salão Nacional de Arte de Brasília (Distrito Federal), na Bienal Nacional de Santos (São Paulo) e na Trienal de Osaka (Japão). Também participou da Bienal de Cuenca - ganhou o Premio Desenho Latino-Americano, no Equador, e recebeu o Prêmio Jabuti na categoria infanto-juvenil pelo projeto gráfico do livro Maria Martins: Mistério das Formas, de Katia Canton, editado pela Editora Paulinas, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP).

Maria Tereza Louro, Ainda, Azul Aqui Nasce Amém, 2017. Lápis vinílica s/tela, 40 x 50 cm. Foto: © Rafayane Carvalho.

Serviço
Exposição: "Nas águas claras de cima, de novo", de Maria Tereza Louro.
Datas e horários: Abertura dia 12 de fevereiro, terça-feira, a partir das 18h. Em cartaz até 14 de abril de 2019. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h (última entrada às 18h); aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada às 17h). Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado.
Local: MAB FAAP (Mezanino) | Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.